A Roda Gigante

Apresento-lhes, senhoras e senhores, uma criança. Uma criança que como todas as outras com sua idade ainda não havia aprendido a distinguir sonhos possíveis de sonhos impossíveis (um mecanismo de defesa que nós adultos criamos para camuflar nossa completa incompetência no cumprimento de metas e objetivos oriundos dos nossos corações).

O sonho nasceu assim de repente, sem mais nem menos, sem se preocupar com as conseqüências, como uma paixão desvairada, como mar de ressaca ou criança malcriada. A menina estava em um parque de diversões, algodão doce numa mão, pipoca na outra. Foi quando ela viu e nunca mais esqueceu. Estava ali na sua frente, toda majestosa. Era grande, maior do que tudo que ela já havia visto. Tinha cores incríveis. O algodão doce caiu, a pipoca se pendurou na outra mão, mas tudo o que ela conseguia ver era a maior e mais colorida Roda Gigante que poderia existir. Ela imaginou como seria a visão lá de cima, como seria ver todas aquelas pessoas parecendo formigas. Foi nesse momento que o sonho a arrebatou. Não tinha mais volta. Ela precisava subir na roda gigante para ver como era a vida lá em cima. A vida lá embaixo já parecia sem graça e sem cor, as pessoas eram grandes demais, não pareciam formigas.

A criança então correu em direção ao seu sonho. Chegando na entrada de acesso para a Roda Gigante ela trombou com um homem, ele vestia terno e gravata. No paletó, sobre seu coração ela pôde ver uma etiqueta. A menina então leu em voz baixa: “DESTRUIDOR DE SONHOS”. Sem atentar-se ao que acabara de ler ela foi logo tentando entrar na cabine. Porém o braço do engravatado, como numa cancela de pedágio, impediu com que ela entrasse. No mesmo instante ele apontou para uma placa, branca com letras pretas: “Altura mínima 1,60m”. A pipoca caiu no chão, a música parou, todos pararam para olhar. Agora estava claro, faltavam vários centímetros. O Sonho havia sido interrompido. Todos riam.

A garota então voltou para casa, certa de que nunca iria ver o mundo lá de cima, as pessoas nunca seriam como formigas. Ela sentia saudades da Roda Gigante, saudades de algo que nunca teve. As outras crianças, alguns centímetros mais altas, zombavam. Diziam: “É uma pena, você NUNCA vai poder subir na Roda Gigante”, outra emendava: “É, nunca mesmo, mas não desanime, troque seu sonho por algo menor, que tal ir no carrossel? Você não tem capacidade física para ir na Roda Gigante”. A menina então atingiu o chão, úmido e frio, mas era um lugar de onde não poderia mais cair, nada estava mais longe do céu do que de onde ela estava, e foi aí que diante de duas possíveis saídas ela tomou uma decisão. A primeira, obviamente era desistir, não pensar mais na Roda Gigante e se contentar com o carrossel. A segunda era não manter o foco no tamanho do problema dela, mas sim em quem poderia solucioná-lo. Ela então optou pelo improvável. Constatou que não havia nada a perder, que não poderia perder o que nunca teve, que não poderia estar mais no chão do que já estava.

E assim, algum tempo depois, o improvável se tornou provável, o impossível se tornou possível, o cinza se tornou colorido. A humildade, perseverança e sabedoria da garota haviam conquistado a única pessoa que realmente importava, o dono da Roda Gigante. Ele segurou sua mão no caminho para a cabine do brinquedo, e caminhando lentamente subiu alguns degraus até que ficaram frente a frente com o homem de terno. O dono da Roda Gigante então cochichou algo no ouvido da menina. Ela então ergueu a mão e puxou a etiqueta colada no paletó do homem, embaixo da escrita velha e amarelada estava uma etiqueta novinha, ela então pôde ler: “CRIADOR DE SONHOS”. Com um sorriso nos lábios ele abriu caminho para que a garota passasse. O vento bateu no seu rosto, bagunçou seu cabelo, as pessoas pareceram formigas, e ela pôde sentir as nuvens esbarrando nos seus dedos.

De volta ao chão, ela foi direto contar para as outras crianças como havia conseguido subir e certa de que agora elas iriam respeitá-la. Mas antes de terminar de falar elas já começaram a resmungar e lamuriar: “Ah?! E você está feliz com isso?!”, “Tem inúmeras outras Rodas Gigantes muito maiores no mundo que você NÃO vai poder andar!”, “Aliás, essa Roda Gigante aqui é muito pequena, não deve nem ter tido graça nenhuma”, outra até mesmo ousou: “Por mim, essa Roda Gigante poderia cair com você dentro que eu nem ligaria!”. Neste momento, o dono da Roda Gigante, que assistia a cena já por algum tempo, foi até o local e com um movimento suave derrubou todas as outras crianças no chão. E foi aí que nossa menina percebeu: não eram crianças ali no chão, assim que caíram elas se transformaram em velhas, enrugadas e amarguradas, infelizes e invejosas. A menina não acreditava no que estava vendo, elas caíram tão facilmente pois estavam apoiadas em pernas de pau, elas nem mesmo tinham altura para subir na roda gigante! Elas nunca haviam subido. Nem nunca subiriam.

OK. Mas agora você se pergunta, de onde diabos saíram os personagens dessa história e como ela tem a ver comigo? Bem, Vamos fazer algumas substituições de personagens e cenários. Eu trocaria o parque de diversões por sei lá, que tal um aeroporto? Legal, agora, eu trocaria a Roda Gigante, por, deixe-me ver, um avião? Que tal? Sim, um avião. O Dono da Roda Gigante? Esse eu sei bem, eu trocaria o dono da Roda Gigante por DEUS. O Homem de terno e gravata, este eu trocaria por “Atitude”. A menina? Nossa principal personagem.. Bem, a menina eu trocaria por outra menina, linda e pequena, apresento-lhes senhoras e senhores, Vanessa Damasceno dos Santos, minha esposa, que neste exato momento está fazendo seu primeiro vôo como Comissária de Bordo de uma das principais Companhias Aéreas do Brasil.

P.S.: Você deve estar se perguntando por quem eu trocaria as velhas amarguradas e invejosas né? Bem, viver uma vida de mentiras já é castigo o bastante, mas de qualquer maneira, elas NÃO têm altura suficiente para entrarem na MINHA história.

Parabéns, me sinto orgulhoso de tê-la como minha esposa.


Quer conhecer mais sobre o autor e acompanhar novos posts?

18 Respostas para “A Roda Gigante

  1. Cara… minha prima não poderia ter encontrado marido melhor =)

  2. Gabriel, voce tem o talento man !!! Parabens !!!!!! Quanto a personagem deste post, sinto-me orgulhosa de te-la como amiga, de verdade !!!!! Van, todas as congratulações são para voce !!!!! Love ya sister !!!!!! Love you guys !!!!!! Que Deus os abençõe imensamente !!!!!!!

  3. Vanessa Damasceno dos Santos

    Nesse momento meu rosto está completamente inchado e meus olhos encharcados, meu dedo não para de apertar o o botão do nextel para eu te dizer o quanto sou grata por te ter como meu amigo, a pessoa que mais me apoia nos meus mais “loucos” sonhos, meu marido dado por Deus. Obrigada, esta palavra nunca será o suficiente, mas OBRIGADA! EU AMO VOCÊ!

  4. MARGARETE CARDOSO

    ESTOU FELIZ POR VC APESAR DE NÃO TE CONCHCER,POR TER REALIZADO O SEU SONHO E TER UM MARIDO QEU TE AMA INTENSAMENTE…PARABÉNZ!!!!!!!!!!!!!!ABRACOSSSSSSSSSSS……

  5. Everton Augusto Demarchi

    Parabéns pela postagem….
    Pude encarar essa história e me colocar no lugar da menininha (mas um menino seria melhor pra mim)…. rsrs
    Estou estudando para ser piloto de avião e neste momento poucos acreditam em mim… MUITOS POUCOS…
    A dificuldade é enorme para pessoas que não dispõe de tantos recursos financeiros…
    Que Deus abençõe sua família….

    • Everton,

      Todos nós devemos ter um sonho impossível, o meu é um dia fazer o curso de Pilotos também.

      No entanto, prefiro caracterizar o SEU sonho como uma META com DATA MARCADA para acontecer.

      Vá em frente! a data já está chegando!

      Gabriel.

  6. Woow caraca quem diria Gabriel blogueiro! ‘o’
    e caraambabicho escreve bem pra caramba!
    Quase chorei aqui! sempre tão romantico *-*
    a Vanessa merece fato! Felicidaades enormes pra vocês, (:
    Beijo!

  7. Que lindoooo Gabriel!! Fiquei emocionada….rs
    Vanzinhaaa Parabéns……Vc merece!

    Te gostooo tantoooo “Blue Angeeeeeeeeeeeeeeeeeel”

    Bjosss

  8. Parabens! Vanessa.. agradeça ao dono da roda gigante, Ele é o possibilitador de sonhos.. e em breve sei que estará em alguma roda mais gigante ainda!.
    A você caro amigo gabriel… “the best friend” parabens!..

  9. Pingback: Tá, eu confesso: Sou um Procrastinador |

  10. Pingback: Prazeres proibidos que podem me fazer perder a Habilitação de Homem | Gabriel-Santos.com

  11. Bruno Alisson Freire Pedrosa

    UAU!!!!!!!!!!!! Mas que texto, hein?! Digno de um escritor nato, que mostra bem que as palavras correm em suas veias e artérias e exalam um sentimento simplesmente INCRÍVEL: o AMOR. Me emocionei e me arrepiei! Hahah!
    Primeiro, quero te dar os parabéns por ser o cara que és! Já disse isso pela 309712869853213 vez! Gabriel, diante de tantos casais neste glorioso universo de Deus (ôh, universo bão, sor) surgiu você e a sua querida Vanessa… Que exemplo de casal. Foge às regras cotidianas, porque são extraordinários. O que vemos hoje em dia são casais meio desestruturados (para ser sucinto): isso se encaixa no novo padrão de casal do século XXI, que confesso, é um pena. Aliás, padrão não é muito sua praia, porque você não é comum, Gabriel… já disse: é extraordinário, sabe como sabemos disso? Pelas palavras. Elas semeiam a confiança dentro de cada um de nós e você colhe elogios. Creio que é por isso e por muitas outras minúcias que constituem sua personalidade que a protagonista do texto em pauta se encantou, apaixonou e ama, amará por toda a eternidade… Desejo isso do fundo do meu coração! “Ele é o exemplo de marido que todas queriam ter…” Escutei isso de uma amiga que elogiou muitoooooooooooo suas palavras, até porque você sabe que andei espalhando seu blog por aqui, e como uma pandemia, ele afetou grande parte dos meus amigos e amigas deixando-os freneticamente ligados nas suas palavras – acabei de citar um sintoma dessa pandemia. Tá bom vai, mas deixa eu elogiar a outra metade da laranja… a outra parte extraordinária… “carne e unha, alma gêmea, bate coração…” – Psiuuuuu, faz silêncio, Fábio Júnior! Tô escrevendo aqui no blog do Gabriel – Hahaha! Enfim, Vanessa (o blog é do Gabriel, mas essa é pra ti! Acho que sou o primeiro que tá fazendo isso, né? Falando pra outra pessoa que não seja o Gabriel, usando o blog do Gabriel? Diretamente assim? É? kkkk. Enfim.Que seja, hehe), at first, quero dizer que você é uma das maiores representações que conheci, até agora, quando se trata de força de vontade, perseverança… deveria ter sua foto no Aurélio quando procurássemos a palavra VENCER ou até mesmo VOAR, legal né? O Super-PAI mostra claramente isso na história linda da garotinha que alcançou com MUITA classe e fé o objetivo tão desejado! Isso foi atribuído para ti, porque Ele sabia da sua ENORME capacidade… Sempre gostei de usar a frase: “Tamanho não é documento”, e sei que Ele usou isso para mostrar àqueles que não acreditavam em ti, que você é muito mais do que 1,51m. Você voou alto, hein, minha cara?! Paradoxal isso, não acha?! Aliás, isso é a maior prova de que para voar não precisa ser alto, na verdade, precisa-se de ASAS… e como se sabe, você as tem! Que lindo *-* Olha a empolgação… Às vezes eu paro e penso “Parece até que sou íntimo deles!” De antemão, desculpa qualquer coisa, tá?! É que escrevo muito mesmo… Mas, enfim, os holofotes não se cansaram de brilhar sobre você, ao verem que você conseguiu conquistar o tão almejado sonho, pois se sabe que diversos obstáculos de diversos tamanhos foram enfrentados e ultrapassados pela garotinha… Oh, garotinha destemida! Quero ser como você quando crescer! Oh, garotinha (cantarolei isso agora)… Teria muito mais o que falar… Mas deixa eu dar uma resumida sem perder a essência… Afinal de contas, o Sol se põe e a garotinha tem que dormir para amanhã retornar ao lugar dos sonhos…

    Parabéns por alcançar diariamente o céu, isso não é tarefa fácil, só os que tem o dom de voar podem fazer isso… Parabéns por representar Deus na terra dos “over 1,60m.” Parabéns por nos mostrar involuntariamente e com muita garra que podemos conseguir o que tanto almejamos… Queria apenas ter dito isso para a garotinha, a protagonista do espetáculo perfeito da realização. Falei!

    Oh, garotinha destemida! Quero ser como você quando crescer! Oh, garotinha (cantarolei isso agora), enquanto retorno à minha jornada para conseguir o que tanto procuro, exatamente igual à pequena garotinha.

    Parabéns, Vanessa Damasceno dos Santos – Garotinha das asas voantes! =D
    Abraços, pessoal.

    Bruno Freire Pedrosa.

    • Bruno, Nossa deixa eu respirar e enxugar as lágrimas ou é melhor tirar esse sorriso estampado em meu rosto primeiro….rs. Bom não tenho o dom do meu extraordinário marido para a escrita, mas vou tentar deixar claro a felicidade que senti ao ler seu comentário sobre mim.
      Neste momento, estou no hotel em Belém, num calor absurdo que é ruim e bom ao mesmo tempo, pois adoro o verão… acabei de voltar de um banquete, que é café da manhã do hotel, do qual estava conversando com duas colegas de outra tripulação, um dia corriqueiro para qualquer tripulante. Elas me convidaram para ir ao shopping mas decidi não ir, para ligar o netbook ( pois nextel não funciona aqui 😦 ) e conversar um pouco, “dar bom dia” ao meu marido que deixei em casa ontem a noite. Quando vi o email que ele me mandou sobre seu comentário. Comecei a ler e tudo veio a tona, lembrei-me de tudo com tanta clareza, tudo que passei para estar aqui hoje neste hotel, respondendo seu comentário, é como se vc tivesse me chacoalhado e dissesse “Hein olha a sua volta e agradeça a Deus por vc está em Belém, tomando esse café, conhecendo pessoas, lugares diferentes e vivendo momentos que ao olhar dos homens vc nunca viveria mas ao olhar e poder de Deus vc pode e está vivendo”
      Por esse motivo e pela admiração que vc demonstrou ter pelo meu marido querido que fica em casa até 4 dias sozinho enquanto estou voando, se virando na cozinha sem reclamar, na verdade até compartilha isso com muito humor no facebook…rs, demonstrando sempre uma Saudade gostosa e nunca arrependimento em ter me apoiado, esse marido que com certeza foi o que eu pedi a Deus.
      Voltando a vc, obrigada…por vc ter me dado esse flashback tão maravilhoso, eu agradeço a Deus e a vc por cada palavra escrita.

      Com esse coração tão puro que vc demonstrou ter com certeza o seus sonhos serão igualmente realizado.

      Muito obrigado, por trazer palavras tão bonitas ao meu dia aliás a minha vida! Deus o abençõe!

      • Bruno Alisson Freire Pedrosa

        Haha! Que felicidade… Te emocionei e fiz sorrir *-*! DE NADA, Vanessa! Ah, e do mesmo jeito que o Gabriel é o cara, você é também excelente, com certeza, enxergo isso facilmente! Afinal de contas vocês se completam… e para isso precisam ser bem parecidos, no entanto é o que se pode ver! Parabéns por serem esse lindo casal! Fico muito feliz que tenha gostado do comentário ENORMEEEE… Não imagina o quanto!!!!!!!!!!! Fico muito feliz pelo seu SUPER-SONHO realizado… e fiquei devendo esse comentário, haha, por isso falei para o Gabriel que capricharia! Então, feito! Muito obrigado pelos seus votos… busco sempre agradar as pessoas com as palavras que uso, o Super-PAI tem me ajudado muito com relação à isso!

        “Com esse coração tão puro que vc demonstrou ter com certeza o seus sonhos serão igualmente realizado.”

        Primeiro, obrigado por elogiar o meu coração! haha! Ele ficou muito feliz, até pulou freneticamente… Haha!
        Busco todo dia, constantemente, evoluir como pessoa… Converso muito sobre isso com Deus. E Ele sempre tem um jeitinho pra dar… Ele vive moldando esse coração dia após dia (AINDA BEM!! Amo muito tudo isso! hahaha!)

        … E pelos meus sonhos…

        Se Deus quiser! Oro diariamente e peço que o Senhor esteja sempre guiando o meu coração para merecer PELO MENOS uma parcelinha do que Ele vem construindo para mim! Ah, de nada mais uma vez… minhas palavras foram meras pontes que se uniram para expressar a minha felicidade por ver seu sonho realizado de uma maneira tão saborosa e especial…

        Fique com Deus.

        Até a próxima!

        Bruno Freire Pedrosa.

      • Acredito que a grande trmorfnsaae7e3o tecnolf3gica que estamos vivenciando no MIX das 3 (ou mais) Eras e9:1- A JUNc7c3O de tecnologias e de meddias com a tendeancia para a convergeancia/converse3o delas, como exemplo:a- o PC;b- A TV;c- O Celular;d- o re1dio;e- o dvd;f- e as demais meddias combinadas;Assim como o PC unificou num fanico aparelho e tecnologia ve1rias ope7f5es de meddias de comunicae7e3o (texto, audio, imagem e enfim ve1rios documentos) tambe9m estamos caminhando para outros aparelhos, ou APARElho QUE INTEGRE WEB COM AS DEMAIS OPc7d5ES DE INTERATIVIDADE;a grande diferene7a desta ERA para as demais e9 que:1- As meddias ou formatos antigos ne3o eram dependentes, como as atuais da ENERGIA ELc9TRICA!;2-EMBORA PARA A SUA CRIAc7c3O, PRODUc7c3O, DISTRIBUIc7c3O E VENDA se necessitou de energias diferentes (vapor, mece2nica, gasolina etc);3- ESTA PREDOMINc2NCIA E HEGEMONIA DA ENERGIA ELc9TRICA, EM NOSSA ERA, SOBRE AS DEMAIS FORMAS DE ENERGIA, TORNA-A FRc1GIL E INSTc1VEL, PRINCIPALMENTE SOBRE AS ALTERAc7d5ES CLIMc1TICAS Jc1 PREVISTAS NOS PRd3XIMOS 50 ANOS Portanto, teremos cada vez mais um fosso, um abismo separando as duas classes de populae7f5es futuramente:1- Com pleno acesso aos recursos e tecnologias;2- Com nenhum ou medunimo acesso a estas, devido racionamentos e outras formas de privile9gios sf3cio-culturais (apesar desta fase inicial em que parece que tudo e9 GRc1TIS, barato, com valores insignificantes )Afinal, nem tudo que lemos, vemos, publicamos na web e em seus Nb4s canais/formatos e9 CONHECIMENTO, embora possa ser dado, informae7e3o

  12. Pingback: Considerações de um Marido de Comissária | Gabriel-Santos.com

  13. Pingback: Mude sua História, Mude sua Vida | Gabriel-Santos.com

  14. Pingback: Melhores Posts e Comentaristas de 2011 | Gabriel-Santos.com

Deixe um comentário

