Quanto ganho escrevendo um Livro?

Podemos negar, negar e negar, mas uma coisa é tão certa como a terra seca anseia pela chuva: todo jovem escritor se pergunta quanto poderia ganhar com um livro. Estou no segundo capítulo da minha tentativa de livro No. 2 – a primeira obviamente ficou no primeiro capítulo. Já me perguntei diversas vezes até quanto eu poderia ganhar com um livro. Após pesquisar – e eu adoro pesquisar – e trocar informações com alguns editores, cheguei as seguintes conclusões:

1) O número de pessoas que são capazes de escrever um livro com começo, meio e fim é o mesmo número de pessoas que podem pilotar um BOEiNG 737. Escrever um livro que realmente faça sentido é extremamente complicado. O que pude aprender até agora é que escrever exige MUITA pesquisa. Se você se sentar e começar a escrever muito provavelmente irá parar no segundo capítulo, que é quando chegará na seguinte dúvida: mato ou não mato o Jorge, que é pai da bianca e filho da antônia, sobrinho da pâmela que tem aquele cachorro chamado Bingo. Peraí, quem é Jorge mesmo?

2) Uma vez que você conseguiu a proeza de escrever o livro inteiro (com começo, meio e fim) desafiando assim no mínimo uns dois ótimos escritores que eu conheço que já comecaram sem terminar uns 15 livros, você vai submetê-lo a uma revisão profissional. Especialmente se você tem algumas dúvidas gramaticais ou acha que a morte do Bingo está meio esquisita. Este profissional irá rever todo o texto, consertando palavras erradas, alterando sentenças, etc.

3) Pronto, agora você tem um livro com começo, meio e fim, ele está revisado e bem escrito. Agora é hora de procurar uma editora para publicá-lo. Você põe sua gravata da Brookfield e “adentra” uma grande editora para mostrar seu talento! O editor vai tratá-lo como você merece ser tratado, como um novato, sem prestígio e com talento estúpidamente duvidável. Se ele ler o seu original – e tenha em mente que mais de 90% deles não passam da quinta página – e gostar do seu trabalho você talvez seja a pessoa mais sortuda viva. Não é impossível, mas é bastante dificil uma editora grande ler, gostar e publicar um livro de um escritor novato, principalmente se for o seu primeiro.

4) OK, vamos supor que a editora publique você. Nunca, mas nunca ouse aborrecer seu editor com perguntas ridículas como: “quanto vou ganhar com a publicação deste livro?”. Esta pergunta somente vai fazer com que ele te trate pior e veja você como você realmente é: um NOVATO.

5) Mas se você não aguentar de curiosidade, pode fazer uma rápida pesquisa no Google e descobrir que os valores relacionados a ganhos de escritores funcionam da seguinte maneira: As editoras normalmente publicam seu livro sem lhe cobrar nada. Porém, você irá receber 10% sobre o preço de capa do seu livro. Ex.: Seu livro é vendido por R$20,00 na Saraiva ou Fnac, significa que de cada exemplar você receberá R$2,00. Agora vamos viajar. Sua editora irá publicar 2mil exemplares para sua primeira edição – o que lhe torna muito sortudo. Esses 2mil livros são vendidos em um prazo de 1 ano – o que lhe torna novamente o homem mais sortudo vivo. Vender 2mil cópias para um primeiro livro é digno do Guinness. Bem, vamos fazer as contas:

Preço de capa: R$20,00 reais, vou receber R$2,00 reais por livro vendido, e vendi 2 mil cópias em 1 ano. 2mil vezes R$2,00 é igual a R$ 4.000,00.

R$4.000,00 reais de lucro em um ano inteiro. Aliás, ainda não subtraímos quanto você gastou para que um profissional revisasse seu livro, talvez fizesse trabalhos de editoração, etc.

Mas peraí, o Dan Brown ganha milhões! assim como Max Lucado! Onde estão meus milhões?! Se você não for famoso como a Bruna Surfistinha (que vendeu mais de 140 mil cópias com “O doce veneno do escorpião”), filho de alguém famoso, namorou alguém famoso… é, as coisas vão ser um pouco mais complicadas mesmo.

Mas não desista! escreva por amor! e deixe o resto com Deus! quem sabe você não é a próxima J.K. Rowling. Só não se pressione tanto, nenhum, e quando digo nenhum é nenhum autor fez sucesso com seu primeiro livro. O primeiro trabalho do Dan Brown foi péssimo!

Exceto claro se você for a Bruna Surfistinha.

Bem, você escritor novato, estamos todos no mesmo ônibus. Onde ele vai nos levar eu ainda não sei! Compartilhe conosco como está sua viagem!

Quer conhecer mais sobre o autor e acompanhar novos posts?

18 Respostas para “Quanto ganho escrevendo um Livro?

  1. muito legal o post, to tentando escrever o meu.
    vamo ve no que da

  2. ja tenho algumas obras, mas como vc mesmo disse, as primeiras não ficam boas. Essa é minha real terceira tentativa, as duas eu nem publiquei, sinto que essa terceira eh 501203120x melhor que as outras, vamo ver no que vai dar…

  3. Olá Gabriel Santos, eu estou escrevendo um livro, pra ser mais preciso um romance. Eu já escrevi 5 capítulos e estou trabalhando nele já faz uns 5 meses. Eu parei porque estou pesquisando um pouco sobre o país onde a trama acontece e sobre as culturas da Dinamarca. Porem logo logo gostaria de publica-lo. Andei pesquisando sobre preços e etc, e descobri que para ter um livro publicado em uma editora grande, com sua capa selecionada a dedo, com código de barras, ganho de presente 30 exemplares para distribuir entre amigos e familiares e muitas outras vantagens, sai entorno de uns R$ 4.300.
    Será que vale a pena mesmo publica-lo? Depois de seu poster fiquei em duvida! Se eu não conseguir cobrir o valor investido no livro? E se meu livro for um fracasso de vendas? Tenho medo de tudo isso pois é meu primeiro livro e sinto que ele é bom, meus amigos curtem e botam fé. Porem se eu gastar 4.000 e pouco para publica-lo e não conseguir lucro com ele eu estou ferrado. Preciso de ajuda. Me manda um e-mail (karllos97@hotmail.com) logo entro em contacto. Abração…

  4. Adorei, rs
    Vou tentar um dia, mas talvez pilotar um boing 737 seja mais fácil…

  5. Acho que foi um dos melhores textos que li na rede sobre o assunto. Só não concordei numa coisa, não precisa muita pesquisa pra escrever um livro, pelo menos na ficção científica ou nos livros de fantasia já que tudo sai da imaginação do autor. Mas sempre tem sim alguma pesquisa. Mas o post do blog é muito bom!

  6. Adorei seu texto! Super divertido, e o melhor é que respondeu à todas as minhas dúvidas! Obrigada!!

  7. com certeza tem q ter mta pesquisa pra começar a escrever um livro, qd fui começar o meu travei na primeira pagina por falta de informação de um assunto… já tenho praticamente o livro pronto na minha cabeça, mas sei q ainda tenho q pesquisar mt mais. E outra coisa q temos q tomar MUITO cuidado na hora de escrever são com as contradições. Até livros famosos têm. Ou também uma história com muitos furos. Eu não sei o por quê, mas eu sou muito boa em perceber essas contradições ou furos, então acho q vou levar mais de um ano pra conseguir deixar meu livro sem isso, pq sou mt chata. Acho q qd terminar de escrever vou ter q ler de novo, como se fosse de outra pessoa, pra conseguir perceber essas coisas. Enfim, achei o artigo demais, muito engraçado tb… Valeu 😉

  8. muito legal agora vou tentar a sorte kk

  9. Caramba, belo texto. Sempre amei ler e, de alguns poucos anos pra cá, o sonho de escrever um livro brotou e foi crescendo. Atualmente estou submersa em muitas pesquisas para poder começar a escrever. Tudo bem se não for um sucesso de vendas, apenas acho que todas as pessoas deviam escrever ao menos um livro na vida.

  10. voce é muito medicre, ouse sonhar mais alto!

  11. oi tem uma pagina no facebook criada a poucos dias que edita livros…é uma pagina de financiamento coletivo
    ou seja pessoas se unem para realizar sonhos.
    ou LIVROS.
    vai la e da uma olhada a você vai gostar e tera o seu livro editado. pagina :
    autores imortais
    no facebook.bjo vamos mostrar a essas editoras que somos sim capazes.vamos la.

  12. Adorei o texto,sou novo em escrever livros e novo na net tb,se isso é possível,mas obrigado pela ajuda.

  13. Vlw pelas dicas ! confesso que tenho tantas idéias, mas simplesmente não coloco-as para fora.. depois que li seu post, me fez abrir a mente e correr atras e jogar as minhas idéias pro mundo! haha

  14. Oi Gabriel tudo bem ? Meu nome é Brenda e tenho 14 anos . Começei a pensar em publicar um livro quando de repente me vi escrevendo sobre a vida no meu caderno , e quando reli tudo .. achei o meu texto bem criativo , postei no face e muitos vieram me dizer que sou criativa para fazer textos .. ai foi que eu pensei em publicar um livro ! mais tenho medo das responsabilidades que irei enfrentar !
    o Que você acha disso ?
    quando publicamos um livro , nele podemos falar sobre o que quisermos ? Ex : Sobre a vida , amizade , histórias do tipo conto de fadas , entre outros ?

  15. A postagem está muito relativa e animadora, eu gostei, simplesmente gostei, estou na minha primeira obra, pretendo escrever um livro de poemas e poesia, já tenho 130 prontos, apenas falta passar pro computador e mandar pra editora ao qual pretendo fazer publicar, claro, depois de todas as revisões e reestruturações possivels que possam ser feitas para melhorar minha obra
    Meu livro é uma coleção de poema que eu escrevia no meu primeiro ano, tudo o que eu sentia colocava no papel, acabou que issi virou um hobbie meu, e agora acho que já esta bom o suficiente para mandar pra editora
    Muita coisa que eu não sabia sobre a publicação de um livro aprendi aqui, obrigado, me ajudou muito
    Mudou um pouco o jeito de pensar em publicar um livro, mesmo achando que meus poemas estão bons, quero melhora-los

  16. Estou em meu segundo livro: TERMINADO!…uhhh! já posso pilotar um Boing 737!!! brincadeira…mas, ADOREI, seu texto. Simplesmente: maravilhoso. Dá alguma esperança em algumas partes, mas em outras uma vontade irresistível de de jogar tudo fora e vir uma dúvida cruel: pilotar um Boing ou quem sabe um fogão? Só como esclarecimento: os dois na gaveta! Desculpe os erros de edição…não consegui até hoje quem fizesse isto nem em meus livros…imagine aqui…abraços da novata, ops, Suely.

Deixe um comentário

