Você chupa *Chupeta do Diabo?

Meu nome é Gabriel dos Santos e eu sou um viciado – que ótima maneira de começar um artigo. Ontem, enquanto eu estava na lanchonete do meu trabalho, comprando um Café e alimentando este vício – não, calma, meu vício é café mesmo – deparei-me com uma cena cômico/daria-um-bom-artigo:

O rapaz chega para a menina do caixa e diz:

– Oi, me dá um Derby?

– R$ 5,30 – diz a cansada funcionária enquanto empurra o maço na direção do rapaz.

– Puts, você me deu logo o do brocha? – disse ele referindo-se a foto de um cigarro murcho atrás do maço, ironizando a impotência sexual causada pelo fumo – Não tinha o do câncer aí? – completou arrancando risadas de todos na fila. Chegando em casa, com esta cena tatuada na minha mente como música de carnaval da Bahia, peguei meu gravador branco, sentei-me no chão, cruzei as pernas, apertei um enorme botão vermelho e de posse do microfone comecei:

“Alô, Alô, planeta terra chamando… planeta terra chamando… esta, é mais uma edição, do diário de bordo, de lucas silva e silva, falando diretamente do mundo da lua…

‘Acordei’ num quarto estranho, parecia o cenário do Se beber não case 2. Acho até que era. Depois de tirar meu rosto do tapete, vesti uma camisa, sem saber de quem e desci. Será que eu estava em Bangcock? – como eu havia parado ali? Não sabia. No caminho até o térreo fui supreendido por um macaquinho fumante, qualquer semelhança com o filme citado é mera coincidência, pensei. Ao atingir a rua fui até uma loja de conveniência no intuito de descobrir o que estava acontecendo. Chegando naquela espelunca, um homem com traços orientais e cara de bandido de filme do Jason Statham olhou pra mim e disse algo, mas só saiu fumaça pela sua boca. OK, eu não sabia nem mesmo que língua se falava ali e claramente não era inglês, então perguntei no meu pior sotaque: “Excuse-me sir, would you know what time it is? – um ‘e aí? tem horas?‘ mais formal”. Mais uma vez, fumaça saiu de sua boca.

Outro homem entra na loja – ótimo! se eu não entendo um, imagine dois! – O estranho se dirigiu ao vendedor e soltou fumaça pela boca. A fumaça fazia desenhos, mas muito mais complicados que simples anéis. Ótimo, eles se comunicavam via fumaça! Uma vez pensei que o futuro da  Internet 3G poderia ser via fumaça, mas não toda a comunicação mundial! Perplexo, tentei soltar fumaça da minha boca para entrar no diálogo e não parecer um índio caído de paraquedas em Las Vegas. Fiz aquele “bafinho” que fazemos ao brincar no inverno. Nenhuma fumaça.

Foi então que o vendedor-com-cara-de-bandido me olhou e percebeu o que faltava, ele apontou para uma pilha de caixas que estavam ao meu lado. Pensei que fossem pilhas de maços de cigarros, mas uma placa sobre elas dizia: “Câncer em caixinha, só R$1,99”.

– O que?! as pessoas compram câncer agora? – pensei perplexo.

Mal terminei a sentença e várias pessoas começaram a entrar na loja em busca das caixinhas. Elas pegavam, passavam no caixa, pagavam e saíam felizes. Homens, mulheres, crianças, grávidas, idosos, todo mundo comprava. Neste ponto, não sabia mais o que procurar, nem o que fazer. Estava num lugar do qual não sabia bem onde, falando um idioma que eu não sabia bem qual era e pagando por câncer em caixinhas! Num ato de loucura tentei desesperadamente tomar as caixinhas daquelas pessoas, mas eram muitas! quanto mais eu tentava mais caixinhas elas pegavam e mais pessoas entravam na loja! eu caí! elas começaram pisar sobre mim, eu gritava desesperado, suava, remexia mas ainda assim continuavam a pisar-me em busca das caixinhas brancas! Então quando eu achei que não fosse mais conseguir respirar…

O gravador parou. Deu até pra ouvir o estralo do botão vermelho subindo. Acordei ensopado e ofegante. Câncer em caixinha?! dá pra acreditar!? quem seria louco de pagar para adquirir… câncer? Alguns sonhos não fazem o menor sentido! vai entender nossa mente! Você compra aquela caixinha, fica inválido, não faz sexo, morre, sua esposa se casa com outro e sua sogra vai dizer: “Nossa achei esse bem melhor, ainda bem que o outro comprava câncer em caixinha!”. Imagina?

***

O homem acima é Bryan Curtis, 33 anos, ele abraça seu filho Bryan Jr. nessa foto de 29 de Março de 1999. Fumante desde os 13, Curtis morreria cerca de dois meses depois devido a câncer de pulmão.

No dia da morte de Bryan, 3 de Junho de 1999 - 2 meses após receber o diagnóstico, sua esposa Bobbie e seu filho Bryan estão ao seu lado. A foto recente de pai e filho está entre as mãos de Bryan.

P.S.: Bryan Curtis é o homem com câncer atrás dos maços de cigarro.

*Chupeta do Diabo é o nome dado ao cigarro pela Organização Mundial de Saúde.

Este post é dedicado a um amigo, que fuma somente aos finais de semana.


Quer conhecer mais sobre o autor e acompanhar novos posts?

29 Respostas para “Você chupa *Chupeta do Diabo?

  1. Uma forma bem divertida de alertar as pessoas sobre este vicio. Parabéns! Foi Edificante!

  2. Puts! perdi a chance de ser o centésimo, que raiva… !! haaa! vou fumar um cigarro lá fora! kkkkkk
    haaa!!! isso me faz lembrar…….de um dia, há muito tempo…..
    …Uma vez quando criança, fui pescar com meu pai no rio Ivai no estado de Paraná, vestido com calça comprida, botas, chapéu de palha, estava eu segurando aquela varinha de bambu maldita que parecia espantar todos os peixes do rio, com os braços todo pipocado com picadas de insetos, coçava, coçava de tal maneira que parecia escutar os peixes caçoando de mim, existem coisas que parece só acontecer com crianças, observei meu pai e minha tia que estava alguns metros ao lado e pescavam normalmente sem sofrimento, coceiras ou qualquer tipo de incomodo e o pior, estava fisgando peixes, logo pensei ” os peixes estão lá e os insetos malditos estão aqui” sem excitar recolhi minha vará correndo como se os peixes estivesse me aguardando de cara feia de tanta demora, me sentei ao lado deles, lancei minha isca em direção as aguas e aguardei ….. 20 minutos mais tarde eu tinha 15 picadas novas e nenhum peixe fisgado, com muita raiva e de saco cheio, perguntei ao meu pai: “Pai porque os bichos não picam o senhor e além de tudo ainda vocês fisgam os peixes?” meu pai disse: ” esse cigarro de palha espantam os insetos com sua fumaça, isso faz com que eu não me mexa tanto, e logo com a vará quieta não espanto os peixes”, acrescentou dizendo: ” você não pode ficar mexendo com a vará”, ouvindo isto arrisquei um pedido ousado: ” Pai faz um cigarro pra mim?” ele me olhou pensou por um instante e respondeu: ” toma! se você conseguir tragar esse aqui eu faço um só para você” haa…. tinham que ter tirado uma foto da minha cara naquele dia, me senti um adulto, responsável, o cara que tinha moral com o pai, amigão, camarada, peguei o cigarro na mão e pensei “malditos insetos, vão me pagar agora” ao colocar o cigarro na boca e puxar o ar em meus pulmões, parecia que estava bebendo pelo nariz algo tão amargo, tão amargo mas tão amargo….. meu pai me olhava com aquela cara de sorriso querendo gargalhar, minha tia não se conteve de tanto rir e eu cuspia no chão sem para querendo me livrar daquele gosto amargo, logo aclamei ” como vocês consegue fumar esse chá de boldo terrível?” eles riam sem parar, minha tia dizia com risos nas falas “isso….kkkk é cordão ….kkk de fumo puro….kkk do mais forte….kkkkkkk” Bom meus amigos, hoje tenho 25 anos e nunca mais quis por um cigarro na minha boca, graças ao dia de pesca que tive com o meu pai há 15 anos a traz.. ” maldito cigarro “…

    Curti o post…. Parabéns! Gabriel

    • Thiago,

      Essa foi uma das histórias mais engraçadas já postadas nesse blog zuado! ahahahahahh

      Cara como eu ri com o seu relato!

      “20 minutos mais tarde eu tinha 15 picadas novas e nenhum peixe fisgado”

      “peguei o cigarro na mão e pensei “malditos insetos, vão me pagar agora” – kkkkkkkkkkkkkkkk

      Cara do céu adorei seu comentário! Essa foi a lição de vida para não fumar mais simples e verdadeira que alguém poderia contar aqui… Sem contar que, imaginar você de calça comprida, botas, chapéu de palha e segurando uma varinha que não parava de tremer me deu motivos para rir até o final da noite de hoje! ahahah

      Meus parabéns pelo ÓTIMO comentário-post. – sim, porque, esse comentário por si só foi um post!rs, e hilário ainda!

      Você escreve ABSURDAMENTE bem! invista nisso!

  3. Eu acho que vc está sempre certo em todos os seus post. Por que? A própria opnião nunca está errada! Nesta (ok , e em outras) tem dados, portanto, ainda mais certo ! Mas eu continuo achando que você deve dar as mãos a minha amada mãe e sair andando só pelo drama! HAHAHHAHAHAHAHAHAHA …… Já que a venda do câncer (entre outros) já esta liberada a tempos, então vamos legalizar a venda dos neurônios …http://carosamigos.terra.com.br/index/index.php/noticias/1757-stf-legaliza-marchas-da-maconha-em-votacao-unanime!

    • Minha Cuh,

      Você está certa, eu faço DRAMA as vezes.Mas obviamente sou consciente, não criei expectativas de convencer este meu amigo que só fuma aos finais de semana a parar de fazê-lo somente por ler um texto mal escrito como este. Agora, sobre a legalização da marcha da maconha, o que acredito ser o primeiro passo para a posterior legalização da própria maconha, gostaria de ressaltar somente um fato:

      LEGAL é diferente de MORAL.

      Na Holanda foi legalizada a prostituição, mas nem por isso você irá prostituir-se.

      Obrigado pelo seu comentário, achei muito bacana a parte do “legalizar a venda dos neurônios” rs. Só que vamos substituir para “legalizar a queima dos neurônios” hahaha.

      Por favor, eu sei que é MUITO dificil, afinal você tem uma vida muito ocupada e tal, mas entrar nessa “droga” de site não é tão dificil assim, se você quiser voltar, a porta está aberta!

      Gabriel.

      • Ingrato! rs Já li todos. Vou tomar vergonha na minha cara lavada e comentar para provar isso. A propósito, parabéns!

      • Estou me sentindo tentado a perguntar o motivo do “Parabéns”. Mas acho que vou ficar feliz e me satisfazer com: Muito Obrigado Cuh!

  4. Fala Gabriel !!!!! Esse post foi, simplesmente, a propaganda anti-tabaco mais irreverente, irônica e inteligente ds últimos tempos: “Comprar câncer em caixinhas brancas” ?! Foi um tapa com luva de pelica na cara dos consumidores de nicotina . Fantástico meu velho !!!!!!! Divulguemos então !!!!

  5. Oi Gabriel! E, mais uma vez, parabéns pelo texto! Pena que desta vez ficarei envergonhada de fazer qualquer outro tipo de comentário, já que sou uma compradora assumida de câncer em caixinhas rsrs O dia que eu criar vergonha na cara, venho aqui e te conto. Aliás, está aí uma coisa que deixaria minha filha pra lá de feliz, já que ela é a maior militante do partido minha-mãe-tem-que-parar-de-fumar.

    Abraços!

    Miriam Waltrick

    • Oi Miriam!
      Mais uma vez Obrigado por lembrar de dar uma olhadinha no meu texto!rs. Já estava estranhando a falta do seu comentário!hahahah. Então a senhora é uma compradora assumida da tais das caixinhas hein!?rs. Pois é, você, minha sogra… meu sogro… e várias pessoas que eu conheço rsrs. Mas nada é pra sempre! Nada é pra sempre!

      Gostei dessa campanha da sua filha!rsrs, vamos digulgá-la!

      Gabriel.

      • hahaha Acredita que eu acabei fazendo minha filha ler este post? Óbvio que ela ficou ainda mais furiosa comigo! Mas eu prefiro assim. Na idade dela, eu odiava cigarros e meu pai era (e é) um fumante inveterado. Vivia fazendo “campanhas” para ele parar de fumar e, um belo dia, sei lá o que deu em mim, comecei a fumar também. Não quero de maneira alguma que isso aconteça com ela. Claro que já diminui horrores o número de cigarros e, como o teu amigo, virei, praticamente, uma fumante de finais de semana. Quem sabe um dia eu não consiga parar de vez, né? hehe

        Quanto aos meus comentários, eu me subscrevi no teu blog e toda vez que sai um novo post eu venho aqui te visitar! Já virei fã desde aquele primeiro post do Bin Ladem! hahahahah

        Abraços e até a próxima!

        Miriam Waltrick

  6. Vanessa Damasceno dos Santos

    Sempre me surpreendendo a cada post, e este então devo colocá-lo em letras garrafais e colar na geladeira da casa dos meus pais, incluindo as fotos é claro, para assim quem sabe cause um pouco de vergonha na cara dos meus lindos, amados e queridos papais…rs.
    Marido, só tenho uma coisa a dizer, que orgulho de tê-lo em minha vida!

    Bjs

    • É você quem me surpreende a cada comentário. Sim, devíamos mandar fazer um outdoor e colocar em frente da casa deles, e colocar também a foto de um pulmão bem preto pra ver se causa impacto rs.

      Quanto a esse orgulho… sinto o mesmo por você esposa.

      Bjs.

      • Rita Lf4po disse:Ole1, esterei em Paris no peredodo de 22 e0 24 de junho de 2012.Existe algum evteno interessante nesse peredodo. Sei que a festa da musica sere1 dia 21/06, mas nos dias 22, 23 e 24/06 havere1 alguma programae7e3o interessante? Je1 estive em Paris e gostaria de sugestf5es para ale9m dos principais pontos turisticos.Rita

  7. R$5,30 em um derby?

    • Querido WTF (rs),

      Deixa eu te contar um segredo,

      Eu me esqueci qual foi a marca de cigarro que o rapaz pediu, e a primeira que veio na minha cabeça foi Derby!

      Obrigado por comentar 🙂

      Gabriel

  8. Pults!
    Esse post só pode ter sido dedicado a mim! ;x

    Muito bem humorado e consciente!
    Parabéns 🙂

    • Sr (a). Anonimo(a) – rs

      Muito Obrigado pelo complemento!

      Este texto foi sim, dedicado a você!

      Nos visite mais vezes e conte-nos como anda sua relação com a tal da caixinha! rsrs.

      Abraços,
      Gabriel.

  9. Maiis uam vez adoreei o póst! Gabrieel alegrando meu horario de almoçço mais uma veez ;p
    hsaushuahs
    aain aqui no predio tem tantos fumantes.. que serio eu tenho tanta vontade de pegar a caixinha e enfiar na goela abaixo deles, ate sair fumaça pelo nariiz! *-*
    sorte que eu sou uma pessoa boa ;D
    shausauhsuahsuahs

    • Mais uma vez adorei receber sua visita Tami! hahah, e que bom q pude alegrar seu horário de almoço!

      existe coisa pior do que voltar do almoço, escovar os dentes e voltar a trabalhar direto? credo!

      É verdade, tem alguns fumantes tão mal educados que dá vontade fazer comerem os cigarros rsrs, mas você é uma pessoa boa, se contenha!rs

      Muito Obrigado pela comentário,
      Gabriel.

  10. incrivel como mesmo assim as pessoas continuam fumando… há de se criar vergonha na cara….

  11. Pingback: Descanse em paz, Homer Office. | Gabriel-Santos.com

  12. Pingback: Melhores Posts e Comentaristas de 2011 | Gabriel-Santos.com

Deixe um comentário

