Tá, eu confesso: Sou um Procrastinador

Você se considera uma pessoa de sucesso? E como o rapaz que senta ao seu lado no ônibus, a mulher que trabalha à sua frente na empresa, responderiam sobre você: “Ele é uma pessoa de sucesso?”. Seria Sucesso um termo subjetivo? Eu acredito que seja possível. Sucesso para algumas pessoas pode ser um completo fracasso para outros pessimistas.

Minha esposa Vanessa, é comissária de voo – ela mede 1,51m de altura. Basta uma rápida pesquisa no Google para sabermos que ela NÃO atende à principal exigência para se ser uma aeromoça: medir mais que 1,60m. Contudo, devido a sua simpatia, perseverança, força de vontade e a assinatura de um termo de responsabilidade – proposto pela escola onde ela faria o curso – retificando que ela estava ciente de que sua altura não condizia com o padrão exigido e adivinhem? alguns meses depois lá estava ela demonstrando os procedimentos de emergência dentro de um jato. O que era o ápice do sucesso para nós, a realização de um sonho, um milagre de Deus em nossas vidas (clique AQUI para entender melhor), para outros era algo morno. No inicio tivemos de ouvir comentários como: Mas, de que adianta? Somente uma companhia aérea específica a aceitou, talvez não irá poder voar em outra. Neste momento de nossas vidas percebi que sucesso é o que NÓS definimos como metas e objetivos para NÓS mesmos e que para medi-lo deve-se ter um nível mínimo de sabedoria. Entretanto, mesmo sendo subjetivo em alguns casos, será que existe um passo-a-passo para o sucesso? Um manual? um verdadeiro segredo para o sucesso?

Eu coleciono assinaturas de email. Muito usadas atualmente, elas servem para mostrar sua personalidade ou até mesmo para cativar um cliente. Dentre todas as frases que já vi, uma nunca saiu da minha cabeça: “O principal segredo para o sucesso é não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje”. Pensei comigo: “só isso? Esse é o segredo? É tudo o que tenho que fazer?”.

Nós tendemos a adiar aquilo que não nos traz prazer. O pagamento de uma conta, uma ligação importante, o agendamento de uma consulta são tarefas extremamente simples que podem ser cumpridas na primeira hora do dia. No entanto, para uma pessoa propensa a deixar tudo para amanhã, ou uma PROCRASTINADORA, elas se tornam um martírio. Vanessa e eu pagamos todas nossas contas pela Internet, uma vez chegamos a pagar quase o dobro de algumas contas, mesmo tendo dinheiro em conta corrente para efetuar tal pagamento, simplesmente por preguiça de entrar no site do banco e executar a transação. Foram mais de 30 dias deixando para amanhã o que eu poderia fazer naqueles dias, ou pior, o que eu PRECISAVA fazer naqueles dias. Alguns anos atrás, durante o processo de licenciamento de um carro que nós tínhamos uma tarefa ficou pendente, era necessário ir até a delegacia de trânsito e renovar o lacre da placa de identificação. Todas as taxas já estavam pagas, minha única tarefa era dirigir até o local indicado e 30 minutos depois sair de lá com um lacre novo. Dirigi mais de um ano com o lacre vencido, até que fui parado por uma viatura e tive o documento do veículo apreendido. Quanta dor de cabeça por deixar para o dia seguinte o que poderia ter sido feito logo no dia em que todas as taxas foram pagas. Isso sem mencionar pequenos acontecimentos: quantas vezes ficamos ‘presos’ no shopping por não ter dinheiro para pagar o estacionamento – onde só é aceito dinheiro vivo, tudo por adiar saques em caixas eletrônicos. Uma vez fomos até uma cidade próxima para visitar um observatório, enfrentamos 1h de estrada de terra para chegar lá e dar meia-volta pois não tínhamos 5 reias na carteira para pagar a entrada!

Sempre que deixamos para amanhã o que podemos fazer hoje somos atingidos por um terrível efeito colateral: a depressão do adiamento. Ao encostar a cabeça no travesseiro a primeira coisa que iremos pensar é: eu não acredito que passei o dia todo e não liguei no serviço de atendimento do meu cartão de crédito para renegociar aquela dívida que está se tornando uma bola de neve. Ou ainda, quantas oportunidades eu tive de pedir desculpas para os meus pais e ainda não o fiz? E isso nos torna depressivos, com um sentimento de missão NÃO cumprida, de um dia jogado fora.

Como podemos obter sucesso, que significa cumprir objetivos estabelecidos, se não somos capazes nem mesmo de administrar nosso dia-a-dia?

Ainda sofrendo com os sintomas da procrastinação crônica, um belo dia encontrei um livro chamado “Não deixe para depois o que você pode fazer agora”. O livro fala sobre identificar por que você adia as coisas, ajuda a desenvolver estratégias para manter a motivação e não desistir antes de finalizar uma tarefa chata, como organizar seu tempo para atingir suas metas, etc. Ele tem, pouco a pouco, mudado minha vida. Eu nunca fui esses leitores que dizem que livros mudaram sua vida – exceto a Bíblia – mas este em especial, de tão simples e pequeno, REALMENTE tem surtido algum efeito. No entanto, eu precisei estabelecer uma outra estratégia que não está presente no livro. Minha nova meta é: Passar 21 dias sem deixar para depois o que eu posso fazer agora. Por que 21 dias? Pois é cientificamente comprovado que seres-humanos levam 21 dias consecutivos para desenvolver um novo hábito. Mas agora vai a pegadinha: Devem ser 21 dias consecutivos, se você falhar, volta para o primeiro.

Quem topa o desafio?

P.S.: Querem um outro desafio para motivação? A 30° pessoa, inscrita no blog, a comentar suas experiências com o desafio lançado neste artigo, ganha este livro via Sedex!

Agora, onde está aquele livro que eu estava lendo…

54 Respostas para “Tá, eu confesso: Sou um Procrastinador

  1. Muito interessanta mesmo, olha eu me vejo dessa forma eu sempre vou deixando e falando depois eu faço, amanha eu faço e qdo vemos estamos em situações constrangedoras e embaraçosas por motivos banais por simplesmente deixarmos de fazer coisas pequenas, que nao nos tomaria muito tempo e nao daria nunhum trabalho, eu Aceito o desafio, 21 dias sem deixar para amanha , muito legal, vou fazer e volto para dar meu depoimento …
    Abraço.

    • Oi Camila.
      Exatamente, a gente vai adiando coisas que demorariam 5 minutos pra fazer por meses! As consequencias disto não precisamos nem dizer né rs.

      Então, espero você aqui novamente nos contando como está sendo seu desafio!

  2. Eu procrastino muitas coisas porque ser feliz dá medo…

    • Oi Patricia, tudo bem?

      Você foi até meio poética em seu comentário (rs). Estou tentando entender a profundidade que você tomou com ele.

      Se não procrastinarmos, faremos tudo da maneira correta, e aí seremos ‘mais felizes’. E por que você teria medo da felicidade?

      • Patrícia M.

        haha e nem tenho vocação poética…

        Deixe eu explicar melhor. Eu sou organizada, até muito. Logo, não sou de procrastinar pagamento de contas; se eu termino um curso, dou logo entrada no pedido do certificado, etc. Tenho ultimamente até procrastinado algumas coisas, mas nada tão “sério” (digo “sério” por ter consequências chatas, como, no seu caso, pagamento de multa pelo atraso) como, por exemplo, levei seis meses para ir fazer uma limpeza dos dentes.

        O que protelo com medo de ser feliz são outras coisas. Tudo o que eu posso ou devo fazer e sei que pode vir a me tirar da minha “zona de conforto” eu travo e não faço, dou desculpas a mim mesma e não faço e digo que vou fazer depois e depois. Aliás, até usar a organização como forma de protelar eu uso. Dou a desculpa de que preciso organizar algo para depois começar a fazer e na hora de fazer, não faço.
        Vou fazer uma analogia acerca de um texto que li no livro do Max Lucado para te explicar melhor.

        Brincar na piscina é muito bom, não é? Então, suponha que meu objetivo de felicidade é mergulhar na piscina. Vou fazer tudo corretamente: vou comprar a roupa de piscina, vou me informar se é funda ou não, vou colocar a cadeira em volta da piscina com a toalha, vou pegar alguma fruta para depois que eu sair da piscina, vou ver como os outros mergulham para ver de que parte da piscina eu vou pular. Mas no final das contas, mergulhar eu não mergulho. Fico na beira da piscina vendo todo mundo ser feliz, vivo a felicidade dos outros, quero mergulhar, mas na hora mesmo de mergulhar, eu travo. E aí, volto a me organizar como uma desculpa, de que aquele biquini pode soltar, de que o tempo precisa estar mais quente, de que acho que o filtro solar precisa ser mais forte.
        Com isso eu fico na beira da piscina sempre porque mergulhar (ser feliz) me causa medo, o medo creio também que do novo, o medo de sair do meu mundinho e ser feliz, porque sei que nem tudo será bônus.

        Nisso já se passaram anos e anos.

        E assim também é possível protelar com medo de ser feliz…
        Consegui te explicar? rs
        Abraço.

  3. Já tive experiências amragas demais para procrastinar.. aprendi com a dor dessa não ação… hj mais do que nunca eu vivo a me monitorar para não adiar nada. Anoto TUDO o que preciso fazer e vou executando segundo o planejamento.
    Mas aceito sim esse desafio de 21 dias initerruptos!

    • Aeeeeee Mais uma pessoa para me ajudar nesse desafio!rs

      Pois é, eu vivo fazendo ‘To do Lists’ (listas do que fazer). Agora quer me ver frustrado? fazer uma lista de coisas pra fazer enorme, chegar no fim do dia, e ter completado 2 itens. Ahhh que desespero!rs

      E aí Lili, como está sendo, procrastinou hoje!?rs
      Abraços,

      • Firme e forte… ontem cheguei do trab e mesmo cansada fui estudar inglês. Tarefa essa que vinha procastinando desde abril!
        E tbm marquei hora no salão para deixar tudo em dia, algo q fazia uma semana que estava pra fazer!
        Vamos que vamossss

  4. Ola, tambem faço essas coisas, ja tive que pagar uma multa por não tranferir o documento do veiculo num prazo de 30 dias, isso meu custou 5 pontos na CNH alem de alguns pila, isso acontece com todo mundo, não adianta, sei que é errado, mas fazer tudo na hora que se deveria fazer, parece que nos tornamos, chatos ou velhos, e não queremos ser nehum dos dois!!!

    • Nossa, achei outra pessoa que se deu mal procrastinando algo relacionado a documentação de veículo! que emoção rs.

      Eu não sou único neste planeta!

      Mas ainda nao tenho certeza de que será chato quando eu conseguir completar minha lista diária de coisas pra fazer rs, acho que vai ser muito bacana rs

      Obrigado pelo comentário!

      • Patrícia M.

        Sinceramente, bem que eu gostaria de ser assim um pouco…rs
        Não levar a vida tão a sério me faria bem em muitos momentos…

  5. Oiee
    Eu já fiz tanto isso que minha mãe vive dizendo q vai pendurar na cabeceira da minha cama uma plaquinha escrita: AMANHÃ EU FAÇO rs
    Topo esse desafio, espero voltar com boas experiências p contar.

    Abraços!!!

    • Oi Ariane!

      hahah eu adorei a plaquinha da sua mãe! Muito criativa!

      Espero você contando suas experiências entao!, e aí, já procrastinou depois de ler o texto!?

      • Ariane Santos

        Comecei ontem mesmo. Meu sobrinho havia me pedido um carrinho na segunda feira e eu sempre esqueço ou deixo p final de semana. Pois bem, ontem passei na loja comprei e qd cheguei em casa foi a primeira coisa q ele me perguntou, se eu tinha trago. E pela primeira vez substitui as palavra ainda não pelo sim.

        Foi mt bom, n tem satisfação maior q ver aquele sorriso lindo.

  6. Tudo certo. O texto e otimo. Mas porque mandar os livros amanha, se voce pode fazer isso hoje mesmo e beneficiar todos aqueles que apoiam a iniciativa de semear sentimentos bons.
    Obrigada e fique com Deus.

    • Oi Irani,

      É um prazer lhe receber novamente aqui.

      Ah Irani, se eu pudesse, enviaria uma cópia desse livro maravilhoso para CADA um de vocês!

      Muito Obrigado pelo seu comentário 🙂

  7. Ariane Santos,

    QUE BOM!
    Que legal mesmo!
    Fico feliz pelo seu sobrinho! 😉

  8. E ai cara, tudo bem?
    Comecei a ler o seu blog alguns dias atras, muito bom. Continue escrevendo e estou torcendo pra que você consiga um patrocinador aqui ein hehe Quanto ao desafio dos 21 dias, eu topo também. Mas nao vou começar a fazer hoje nao… Amanha ou depois eu começo heheheheh
    Abraços
    Bruno Nunes

    • Oi Bruno! tudo bem?

      Ri muito com o seu: ‘ah, amanhã eu começo esse desafio!’ hahhaha.

      Muito Obrigado pelos elogios, você já está inscrito no blog para receber novos posts automaticamente? se não, é só ir no canto esquerdo do blog, informar seu email, clicar em ‘inscrever-me’. E depois confirmar a inscrição clicando no link que você receberá no email.

      MUITO obrigado pelo comentário meu querido. Entre de cabeça no desafio! 😉

  9. E ai cara, tudo bem?
    Comecei a ler o seu blog alguns dias atras, muito bom. Continue escrevendo e estou torcendo pra que você consiga um patrocinador aqui ein hehe Quanto ao desafio dos 21 dias, eu topo também. Mas nao vou começar a fazer hoje nao… Amanha ou depois eu começo heheheheh
    Abraços
    Bruno Nunes

    PS: Meu primeiro comentario està com e-mail incorreto.

  10. Patrícia M.

    Vou te responder por aqui, pois um comentário só permite 2 respostas.

    Bem, mais uma vez o nosso caro Max Lucado me orgulha com seus livros. O exemplo da piscina é perfeito. Agora sim entendi a profundidade que você quis dimensionar com o seu comentário.

    E, concordo com você. Eu agora percebo, não somente adio coisas chatas na minha vida, mas também coisas legais. Ex.: Eu fiz uma cirurgia no joelho, logo preciso de Hidroginástica (olha a piscina aqui rs), enfim, a água de piscina para Hidro é morninha, é relaxante, eu vivo chegando em casa cansado e estressado do trabalho, ter a OPORTUNIDADE de entrar naquela água seria um MÁXIMO! – fazem mais de 1 mês que estou enrolando para marcar a primeira sessão. E isso não é chato! é gostoso!

    Verdade, existem diferentes níveis de protelações em nossas vidas.

    Muito bem colocado.

    Muito obrigado pelo comentário e explicação 😉

    • Pior do que a sua hidroginástica…rs Eu estou com o colesterol um pouquinho alto e como não gosto lá muito de reduzir as besteiras disse que ficaria na esteira da minha casa. Fica nos fundos…um mês e nada de eu ir. O que fiz: enfiei a esteira dentro do meu quarto e vc. acredita que nem assim eu andei na esteira???? Coloquei para fora do quarto e desisiti da esteira…rs

      O livro que citei do Max Lucado é um chamado “Sem medo de viver”. Ganhei de presente no meu aniversário ano passado e gostei muito. O exemplo da piscina que ele deu e eu me lembrei e fiz a analogia também é bom.

      O exemplo dele é sobre o medo e sobre os “prejuízos” que temos em não confiar inteiramente em Deus. É o exemplo de duas irmãs e o pai delas na piscina. O pai (que seria Deus), dentro da piscina, chama as duas para mergulhar e ambas ficam com medo. Mas uma das irmãs, calcula a distância, vê que o pai está lá dentro para pegá-la quando pular e pula. O pai pega e ela brinca enquanto a outra, por não confiar, teve medo e não pulou e essa falta de confiança de que o pai ia pegá-la fez com que ela não desfrutasse a coisa boa (brincar na piscina).

      • Patricia,

        Eu RI muito com a história da sua esteira! Poe a esteria no quarto, tira do quarto, poe no fundo, tira do fundo, volta pro quarto! – hahahah, isso daria um ótimo episódio da grande família (não sei porque lembrei disso agora, mas enfim).

        Eu já vi este livro do Max, uma vez em que ele veio a Campinas, comprei um monte de livros dele – e já autografei de uma vez, vi este, mas não consegui comprar. Este outro exemplo sobre os prejuízos que temos ao não confiar em Deus é perfeito. Mais um exemplo que define claramente porque temos medo de protelar nossa própria felicidade.

        Hoje é 07 de Julho – HOJE NÃO IREI PROTELAR minha felicidade, minha esposa já me comprou a sunga para a Hidro! 😉

  11. Nossa! Já estou tentando escrever um comentário aqui há dias, sempre deixando pra amanhã. Bom finalmente eu consegui! Acontece que tem que ter tempo para comentar no Homer Office, o Gabriel é bem exigente comigo! RS

    Vamos lá, PRO-CRAS-TI-NA-DOR: essa palavra na verdade não me lembra nada, na verdade nunca ouvi alguém mencioná-la, para mim não passa de uma palavra feia querendo se aproveitar das minhas fraquezas. Poxa! Já tenho tantos defeitos descritos com palavras comuns e agora mais essa!

    Para falar a verdade, eu procrastino tanto, mas tanto que: quando estou com fome, sede ou vontade de ir banheiro eu seguro até o ultimo momento, quando minha esposa vem em minha direção cheia de espuma na boca querendo discutir a relação eu digo: depois falamos sobre isso! (rs) Nossa, ela fica doente de raiva! kkkkk – perdi meu RG já faz 6 meses, e até agora não tirei outro, quero só ver quando eu perder a habilitação!

    O detalhe é que sou assim desde 1985 e por mais que eu me ferro e tenho sempre o dobro de trabalho para fazer, refazer ou recuperar eu não aprendo. O mais engraçado é que eu já conto com isso, eu me programo para não fazer as coisas nos momentos certos, exemplo: eu planejo atrasos nos horários, pagamentos em atrasados (consciente das multas) e mesmo planejando com atraso eu ainda procrastino a meta do meu planejamento mesmo já estando errada, ou seja: não sei como eu estou vivo! é tipo um vicio! (rsrs)

    Missão cumprida! É a sensação mais honrosa que alguém pode sentir é como respirar satisfação, mas ser tranqüilo e viver como se o sistema não tivesse influência sobre você é libertador. Agora viver o equilíbrio dos dois seria perfeito. Por isso que casei com a Sra. Ariane, a mulher mais responsável do sistema solar, ela é tão responsável, mas tão responsável que: para começar a trabalhar as 7:00 hs da manhã ela acorda as 5:00 hs e chega ao trabalho as 6:10 hs – Estou falando de 50 minutos antes. Além de 487 outras coisas que ela faz!

    Justificativa: “imprevisto com ônibus e transito” – kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk- Não é incrível?

    Nossa! O que será que ela faz nesses 50 minutos?

    ….ZZZZZZZZZzzzzzzzZZZZZzzzzzzzzz………ZZZZZZZZzzzzzzzz….

    uhsuahsaushshausha!!!!!

    • Bom dia!

      Bem, eu REALMENTE posso confirmar tudo, mas tudo, mas exatamente TUDO o que você disse aí (rs). No entanto, como lhe conheço a bastante tempo, vou até aliviar um pouco sua barra: você é TÃO ernolado assim, pois tem uma daquelas personalidades em que as pessoas quererm ‘abraçar’ tudo ao mesmo tempo. Você quer fazer tudo, você mesmo, ao mesmo tempo, entao no final, você acaba não fazendo o que tinha pra fazer no início rs.

      O interessante, é você fazendo o planejamento estratégico para a procrastinação (Ok, essa palavra é um saco mesmo, nem eu sei escrever ela direito). Eu também faço isso, É R-Í-D-I-C-U-L-O confessar mas eu já cheguei a me planejar para pagar tantos reais de multa todo mês da parcela do carro por exemplo, pois eu recebia no dia 12 e a parcela caía no dia 10. O que eu teria que fazer? Ligar no banco e trocar a data de vencimento da parcela. Vocês já viram o tanto de tempo que demora pra fazer um troço desses no telefone?! Procrastinei isso até sair SANGUE pelos ouvidos.

      Sobre a Ariane, sem comentários, ela é um extraterrestre. Chegar no trabalho 50 minutos antes para se ter tempo para imprevistos? Nem o Neymar – que tem um dos melhores empregos do mundo – deve fazer isso no Santos (rs).

      ARIANE, se você estiver nos OUVINDO, vem aqui ensinar como ser tão extraterrestre?

      P.S. cada dia escrevendo melhor em campeão – já dá quase pra abrir um blog com teus comentários 😉

      • Ariane Segantin

        Ola pessoal….eu sou a esposa do Thiago, que é o amigo do gabriel que é casado com a Vanessa e que também é minha amiga…..enfim você já entenderam….todos nós somos grandes amigos..rsrs.
        Bom, em defesa ao texto do meu excelentíssimo esposo, quero dizer que não sou briguenta, ou melhor….não tanto, rsrss…..Uma justificativa é que eu como uma mulher gosto das coisas bem explicada e resolvida…rsrs e ele me irrita quando me deixa falando sozinha…mas eu sei lá no fundo que o que ele faz esta certo! (Como é difícil admitir) kkk.
        Agora explicando sobre meu adiantamento no trabalho, é porque eu detesto pegar ônibus pela manhã e ter que ficar em pé, com um bando de pessoas empurrando….é horrível….Tipo, acabei de acordar, ou melhor….ainda não acordei leteralmente e ter que passar por isso, aff! Sei que nesse momento devem achar que sou louca…..mas é só um pouquinho… rsrss….
        Agora, Gabriel! Extraterrestre… há acho que não é para tando, será que ninguém deste planeta não faz como eu…..(tá bom, não precisam responder)rsrs.
        Mas pessoal, confesso que também deixo de fazer muitas coisas. Fico enrrolando, deixando para outro dia! É claro que dou prioridade nas mais urgentes… mas como toda mulher sempre tem uma justificativa…..vai ai…. O mundo em que vivemos…..correria, muito trabalho, preocupações, casa, esposo, amigos….enfim, são tantas coisas que se fosse escrever iria ficar um tempão aqui. Ah e tem um detalhe também as vezes gostaria de fazer no mesmo dia certas coisas, porém me falta algo e que atrapalha muito…rsrs….DINHEIRO!!!!, Sem ele deixo de fazer um monte de coisas que gostaria de fazer! kkkkk.

      • Patrícia M.

        hahaha vcs. são uma comédia. Quando eu estudava, em época de prova eu também chegava beeeeeeeem mais cedo preocupada com possíveis engarragamentos.

        Mas minha mãe é pior. Se tivermos de viajar, ela quer chegar com mais de três horas de antecedência no aeroporto. Toda vez é um tédio ficar sem ter nada para fazer lá.

        Uma vez o voo era às 11 e chegamos no aeroporto 6 horas da manhã…E na época nem tinha caos que justificasse isso.

  12. Bom, primeiramente vou me apresentar…. Sou a Kátia, famosa amiga de trabalho da Ariane rsrsrs.
    Exatamente como o Thiago comentou estou a dias querendo comentar e sempre adiando, mas hoje me senti na obrigação de comentar.

    Primeiramente, quero PARABENIZAR o GABRIEL pelo seu BLOG.

    Deus lhe concedeu o dom de transformar a vida das pessoas , a prova disso são os milhares de comentários.

    Agora preciso responder as dúvidas do Thiago.
    O que será que a Ariane faz nesses 50 minutos????
    R: Chego por volta das 06:35 hs no trabalho (somos funcionarias exemplares), e a Ariane abre o portão e ao subir as escadas e entrar na sala a Ariane já esta zzzzzzzzzzzzz, as vezes nem bom dia consegue me dar antes das 07:00 hs, fico imaginando como ela consegue acordar para abrir o portão e voltar a dormir em 02 segundos? (detalhe, ele dorme debruçada na mesa). Realmente ela é incrivel, fico impressionada.
    Esses dias no nosso harario de almoço ela deitou em um sofazinho de 02 lugares que tem aqui no escritório e quando olhei para ela já estava roncando, da onde vem tanto sono, nem eu que tenho um filho de 10 meses que acorda a madrugada inteira sinto tanto sono assim rsrsrs.

    Bom acho que já falei demais.

    Finalizando……

    Gabriel, mais uma vez parabéns pelo seu blog, com todo respeito sou sua FÃ.

    • Katia!

      Finalmente em senhora Kátia!rs

      É um prazer recebê-la, oficialmente, neste humilde blog.

      Gostaria de lhe agradecer pelos elogios e dizer que foi muito engraçado você falando da Ariane!kkkk. É verdade, onde ela deita, ela dorme! As vezes estamos na casa de alguns amigos, num minuto ela está toda animada, no outro, parece que está há 20 dias sem dormir! rsrsrs.

      E não, você não falou demais! 😉

      Muito Obrigado pelo comentário, espero que seja o primeiro de VÁRIOS!

  13. Pingback: Tá, eu confesso: Sou um Procrastinador (via ) | Life Coaching

  14. Olá Gabriel. Muito bom o texto, realmente impressionante. Tomei a liberdade de republicá-lo (Não sei se existe a palavra, perdão pelo neologismo), caso haja algum problema me avise. Abraços e Sucesso Sempre.

    • Querido Douglas,

      Não há problema NENHUM em divulgar este texto! Por favor, me sinto honrado em tê-lo divulgado em seu site. Aliás, ontem estava lendo vários textos que você publicou, e me chamaram muito a atenção. Nunca havia lido sobre online coaching, e parece espetácular. Vou, com certeza, falar com você sobre isso novamente.

      Bem, como estava no final do meu texto, eu disse que a 30ª pessoa a comentar, eu enviaria este livro via Sedex. Bem, meus parabéns meu caro, você foi esta 30ª pessoa!

      Se você concordar, pode enviar algum endereço para o meu e-mail para que eu possa enviá-lo. O farei com todo o prazer! Em caso de você já tê-lo, o brinde passa para o 29º comentário 😉

      Email: gabrisantos1@hotmail.com

      Muito Obrigado pelo comentário 🙂

      • Olá Gabriel, fico muito grato pelo compromisso com a entrega do Livro, Eu tenho ele em formato digital, utilizei algumas vezes para elaborar algumas palestras. Creio que seria mais justo que alguém que ainda não tenha tido a oportunidade de ter acesso a esta edificante leitura pudesse usufruir da mesma. Espero que não fique chateado com a recusa, mas creio que ele será mais util em outras mãos, já que possuo o mesmo. Sobre conversar sobre coaching, esteja a vontade para trocar estas informações, estou disponivel para o que precisar. Abraços e Sucesso Sempre..

  15. ARIANE SEGANTIN,

    Vou responder seu comentário por aqui, pois o número de respostas possíveis lá em cima já acabou rs.

    Bem, primeiramente, foi muito engraçado você tentando se explicar! era justamente isso que eu queria! rsrsrs. Olha, eu ainda não estou certo quanto as suas justificativas!rs, e realmente, por aí, deve ter alguma outra pessoa que faz tudo PERFEITAMENTE cronometrado como a senhora!rs.

    Muito Obrigado pelo seu comentário e por ter apresentado o Blog para nossa amiga Kátia!

    Espero lhe ‘ver’ novamente aqui – só que não dormindo hein!

    HAHAHAHHA.

  16. Douglas,

    De maneira nenhuma! Eu que lhe agradeço por passar esta oportunidade para outra pessoa que ainda não teve nenhum acesso a este livro.

    Bem, sendo assim, Kátia, você é protagonizou o 29º comentário. Gostaria de receber este livro!?

    🙂

    • Será um prazer recebe-lo….

      Que engraçado, quando li que a 30º pessoa a comentar neste blog ganharia o livro, até comentei com a Ariane, só vou comentar quando for a 30º pessoa, ta certo errei por um, mas quando é para ser não adianta rsrsrs.

      Muito obrigada.

      Obs. Pode economizar com o sedex, deixe com a Ariane, ela me entrega.

      • Hehehehe,

        Que bom que gostou Kátia!

        É verdade, você nasceu para ganhar este livro, não tinha como fugir dele.

        Sobre o sedex, não é que é verdade!? KKK

        Pode deixar que empacoto e entrego para ela 🙂

        PARABÉNS!

  17. Parabens! Katia! ….até porque seu comentario foi otimo!! Obrigado por essa revelação:

    “Esses dias no nosso harario de almoço ela deitou em um sofazinho de 02 lugares que tem aqui no escritório e quando olhei para ela já estava roncando”

    …..kkkkkkkkk…..

  18. Vanessa Damasceno dos Santos

    Bom, após ler todos esses comentários entre, o blogueiro Gabriel e a gangue..rs, Ariane, Thiago e Kátia, aqui vou eu.
    Sou a esposa do Gabriel e como já falado no texto sou comissária e tive q aprender na marra a ter disciplina com horários, ´porque como bom brasileiro que somos aqueles 5 minutinhos de atraso sempre existia…rs, massssssss a aviação não perdoa ninguém então estou mais precisa com horários desde então. (E Ariane vem pra aviação..rs)
    (Ahhhhhhh, Gabriel para de roncar..rs) ..(Ele está dormindo mesmoooo..rs)
    Organização, essa palavra me defini.rs, sim, sou mt chata com isso, e sei que nem todos (né marido e Lu..rs) tem o mesmo olhar que eu, reconheço tb que muitas vezes exagero, quero limpar o chão, lavar roupa, lavar louça …. deixar tudo organizado ao mesmo tempo. Porém acredito que se o ambiente em que vivemos não for organizado (e limpo) nossa vida como um todo, nunca será. Como vc vai estudar na cozinha, com a mesa cheia de prato e panela, por exemplo….como vc vai se concentrar no trabalho se não encontra nada em uma mesa bagunçada… ou como assistir tv a tarde toda, com a casa de pernas pro ar….a não dá..rs.
    Organizando o ambiente em que vc vive, consequentemente vc será organizado com seus compromissos, terá mais disposição de sentar em frente ao computador com várias contas em mãos e botar tudo em ordem…rs, e marcar td que precisa pra duas semanas, coisas que criando o hábito ficam mais fáceis de serem feitas.
    Ficaram algumas dicas, e quero deixar bem claro…também tenho meus dias em que “esqueço” de fazer algo…rs. Mas desistir….nunca, hein !
    (Ah mor, que palavrão foi esse que vc inventou, hein..rs….Procrastinador)

    • Nossa! quanta organização!! ..que comentario chato do caramba!.. parece a Ariane pedindo pra ajudar ela arrumar a casa! Credo!……rsrsrsr
      É mano! Não queria falar mais eu senti que vc levou algumas alfinetadas nesse comentario! kkkkkkkkk……
      “Olha eu acho que a Vanessa está tumutuando o blogue!..Organização! Não sei o que! Disciplina!”
      Mano, bloqueia…o usuario! kkkkkkkkk
      haaaa! a Lú também não escapou das alfinetadas!..haushasuahs

      Bom, com apenas 1,51 até que faz barulho!! kkkkkk…..”DANGER”

      • Thiago,

        Mais respeito com a minha esposa! – to parecendo o Júlio agora!kkkk.

        Mor,

        Muito obrigado pelo seu comentário, foi maravilhoso (tirando a parte de que enquanto você escrevia, eu roncava, precisa tornar esse acontecimento público?!rsrs). Você se expressou muito bem Mônica dos Friends, digo… Vanessa!

        É o que eu disse para você esta semana. Fomos feitos um para o outro: quando é pra ser organizada você é, e quando é para você relaxar, descansar e ser relaxada, eu sou compreensivo.

        Agora vai lavar aquela louça da macarronada de ontem que tá terrível!

        rsrs.

        Bjs!

    • Particularmente…o comentario do Gabriel só foi realmente verdadeiro e sincero na ultima parte…

      “Agora vai lavar aquela louça da macarronada de ontem que tá terrível!”

      Apoiado Gabriel!

  19. Pingback: Descanse em paz, Homer Office. | Gabriel-Santos.com

  20. meu caro amigo Gabriel Permita-me discordar parcialmente dessa assinatura (Nao deixe para amanha o que se pode fazer agora)
    a cada dia vemos que nao existe uma formula concreta para o sucesso por isso concordo com vc quando dizemos que o sucesso é medido por nós mesmos e nao por outros.
    o fato é que fazer amanha o que podemos fazer hoje tambem pode ser uma formula de sucesso. ai vai alguns exemplos:

    1- o rei pele costumava matar aula na escola, quando sua mae mandava fazer as tarefas ele simplesmente dizia – amanha eu faço ! e assim ele ia se divertir no campo de futebol.
    o resultado todos ja conhecem.

    2º – LUIS INACIO LULA DA SILVA sempre deixou para depois o assunto da escola, até mesmo depois de se candidatar varias vezes e tornarse conhecido! resultado: graças a imagem de homem pobre e semi analfabeto ele conquistou a simpatia do povo que o elegeu 2 vezes para a presidencia da republica

    3º VOO 3054 DA TAM o bancário Gilberto Gomes da Silva, de 30 anos por deixar tudo pra ultima ora foi barrado e nao pode entrar no voo, resultado o aviao caiu matando todos os que estavam a bordo.

    Querido amigo Gabriel tenho muito mais motivos para nao ser tao literal a respeito dessa fraze e para nao ser tao metodico para aceitar o desafio. ou talvez esteje tentando justificar o fato de que eu tambem sou um Procrastinador.

    desculpe-me pelo comentario tao longo e desnecessario kkkkkkk prometo ser mais objetivo nos proximos!!

    valeu brother muito bom o seu texto.

    • Nado, querido Nado,

      Estou impressionado com os exemplos que você nos trouxe (rs).

      OK, eu concordo com você. Nada pode ser generalizado, toda regra tem sua exceção. Essa exceção se faz presente na vida de pessoas que nasceram – como diz o ditado – com as nádegas viradas para a Lua rs, Lula, Pelé e o sortudo da TAM rs.

      Enquanto isso, nós, pobres mortais, não podemos nos dar tal luxo rsrsrs.

      Muito Obrigado pelo seu comentário! rsrs, muito bacana! e ahhh nao ficou muito grande.. ficou na medida certa!rs 😉

  21. Olá Gabriel, neste post percebi que tratastes de dois tópicos, aparentemente, diferentes, mas que acabam se complementando. A Vanessa é o típico exemplo de ser-humano que tem como marca registrada a perseverança e o otimismo. Ao invés de ver o copo meio vazio, ela prefere enxergá-lo meio cheio. A diferença entre estes dois pontos de vista é bastante sutil… mas é o que faz toda a diferença. É o tipo da pessoa que não vai vencer… pois ela JÀ É uma vencedora, devido a própria postura diante da vida e todos os seus desafios. Quanto aos comentários pessimistas, ela deve tomá-los como um desafio e um estimulo para voar cada vez mais alto.

    Quanto à procrastinação, este é o tipo de comportamento que equivale a dar um tiro no próprio pé. Afinal, prejudicamos a nós mesmos e, mesmo assim, muitas vezes persistimos no erro. Não sofro de procrastinação crônica, principalmente quando o assunto diz respeito ao meu futuro pessoal ou profissional. Mas confesso que às vezes bate uma preguiiiiça rsrs

    Abraços e até!

    Miriam Waltrick

    • Olá Miriam, a Vanessa realmente é um exemplo de determinação. As vezes pegava ela estudando horas por dia para passar numa prova onde ela não tinha a menor certeza se conseguiria atingir o resultado final, porque, em teoria, não dependia somente dos seus esforços.

      Quanto ao tiro no pé, MUITO BEM colocado, é um tiro no próprio pé. Já cheguei a pensar que o mal da humanidade é a preguiça. Ela nos atrapalha de uma maneira terrível. Todos aqueles filmes futuristas que retraram a sociedade sendo comandadas por Robôs…. a primeira coisa que me vem na cabeça é: sabe porque eles enfim nos dominaram? Eles não tem preguiça!

      Mas enfim, nossa vida pessoal e profissional realmente deve estar acima de qualquer protelação ou preguiça.

      Obrigado pelo comentário 😉

  22. Eu deixo para depois pq sei que vou conseguir fazer. gosto da pressão… mas ja me prejudiquei muitas vezes com isso…. é um estilo de vida arriscado…

    • Pois é Heriton, no livro destacado no artigo é tratado este assunto. É uma estratégia para atingir certos objetivos. Deixamos para a última hora pois a pressão irá nos ajudar a sermos mais rápidos ou eficientes. O problema central disto, segundo o livro, é que não contamos com imprevistos – que sempre acontecem rs.

      Muito Obrigado pelo seu comentário meu querido!

  23. Geovane Chiacchio

    De tudo que já li na net, foi o que mais me identifiquei …

    E ai ganho o livro?

    kkkkk

  24. Uma boa coisa que eu nao deveria procrastinar deveria ser ficar menos na internet. Reduzir mesmo, não está me fazendo bem ficar muito no computador. Para eu sair eu teria que ter alguma rotina, coisa que eu não tenho. Eu não gosto de ficar tanto aqui, acabo ficando por falta de opção mesmo.

    abraço.

  25. Pingback: Melhores Posts e Comentaristas de 2011 | Gabriel-Santos.com

Deixe um comentário

