Buenos Aires: Você está fazendo isso errado.

AVISO AOS NAVEGANTES DESTE CALHAMBEQUE:

Isto, não era para ser uma nova publicação aqui.

Como dizem os branquelas americanos que se acham donos do mundo: making a long story short – tenho um casal de tios que estão indo para Buenos Aires pela primeira vez. Como eu já estive duas vezes naquele pedaço de Europa cravado na América Latina – uma com minha então noiva e outra voando solo – Resolvi colocar tudo o que aprendi num papel para tornar a jornada deles interessante e menos árdua do que a minha. Para minha supresa, ficou tão interessante, que decidi compartilha-lo com vocês para caso decidam visitar o Maradona também, ou pelo menos o túmulo dele se não der tempo.

Da primeira vez eu fui com um amigo. Erramos. Erramos em tudo o que se podia errar, desde a escolha da agência até o controle do dinheiro lá. Fomos para passar o Reveillón com U$150 dólares cada. Antes da viagem, fui num shopping  qualquer ainda no Brasil para trocar meus lindos reais por dólares. Enorme erro: a cotação do peso lá na argentina é imensamente menor. Espremer U$150 em 3 dias foi quase impossível, comida era só no McDonalds. Num determinado momento, nos esquecemos de algo importantíssimo: NUNCA use o telefone no quarto do Hotel. Devido a uma divergência de comunicação (minha única frase fluente em espanhol na época era: Sí pero no mucho), entendemos errado a forma de cobrança dos minutos gastos nas ligações.

Ao fazer o check-out, descobrimos que o valor da conta telefônica estava em 70 Pesos. Nós tínhamos 30 pesos (tudo o que sobrara dos nossos U$300 dólares somados).

 – E agora? – Dizia meu amigo surtando. – Eles vão chamar a polícia!

Tentamos lavar os pratos do restaurante para pagar a conta, impossível, o restaurante não pertencia ao hotel. Cartão de crédito internacional? Que isso, eu era só uma criança. Lembramo-nos que lá havia Itaú e fomos até um caixa eletrônico. Tentamos abrir a porta com o nosso cartão do brasil – abriu! – Com um sorriso inegável e uma animação angustiante, adentramos o caixa e tentamos efetuar o saque: sem sucesso. Tristes e com o rabo entre as pernas voltamos para o hotel na esperança de acharmos uns pesos na calçada.

Bem, pagamos a conta e não fomos presos. Como o fizemos? isto não vou revelar, é meio constrangedor, então só vou aguçar vossas curiosidades – podem chutar a vontade nos comentários. Mas o que posso lhes afirmar, é que nos eximiu de quaisquer atividades sexuais ou pior… homossexuais!

Dica: evite tentar atravessar paredes de vidro nos restaurantes de Buenos Aires vestindo uma camisa do Brasil, todos vão olhar e dizer: “mira! el brasileño burro!” – Eu e meu amigo Lamari logo abaixo (credo! como eu era magrelinho e feinho!):

Bem, minha segunda vez em Buenos Aires teve alguns erros corrigidos: Melhorei a agência, levei mais dinheiro, me preparei melhor. A viagem foi um sucesso.

Vanessa e eu éramos namorados, eu queria pedir sua mão em casamento. Então pensei: Levá-la num restaurante legal? Hum, não. Já sei, levá-la numa viagem supresa a Buenos Aires!? – sim!

Planejei, arquitetei, negociei, sozinho. No dia, disse-a que iríamos viajar para um lugar perto. De repente, adentramos o aeroporto e estávamos fazendo check-in para Buenos Aires. Chegando lá, pedi sua mão em pleno Puerto Madero.

Colho os frutos desta supresa até hoje, na época fui eleito o namorado do ano pela revista Caras – Tá bom, não foi pela revista Caras, mas por todas suas amigas!

Aí então, consegui finalmente aproveitar os prazeres de Buenos Aires:

A cidade é divida em bairros, os principais são: Puerto Madero (Ótimos e extremamente românticos restaurantes à beira do cais), La Boca (bairro típico onde fica localizado o estádio do Boca Juniors, uma ótima opção de turismo e restaurantes animadíssimos com mesas na rua e Tango ao vivo na calçada), Palermo (Bairro noturno, mais voltado para jovens), Recoleta (ótimos bares e restaurantes – eu indico o Locos por el Fútbol – um restaurante com tema de Futebol. Além do mais, o túmulo da Evita Perón está aqui).

Dinheiro: Nunca compre peso argentino no Brasil. Compre o suficiente para sair do Aeroporto de EZEIZA e chegar até alguma casa de câmbio. Uma das melhores: Cambio América S.A. Fica na Calle Sarmiento 501 (esquina com San Martin). Economizamos R$800 reais só com a diferença de cambio do Brasil. Pessoas irão lhe oferecer dinheiro logo na saída do aeroporto, mas este dinheiro não é legal e você não terá nenhum tipo de nota sobre ele.

Transporte: Táxi, faça como a Angélica e sempre vá de táxi. Se você acha que ônibus no brasil é ruim espere até conhecer os de Buenos Aires. Além do mais, táxi lá é super barato.

Restaurantes: Os melhores se encontram em Puerto Madero. Uma ótima opção é o Siga La Vaca – preço acessível e um delicioso Bife de Chorizo. Vale a pena tirar um dia para almoçar no bairro La Boca também, muito menos chique, porém muito mais típico e aconchegante – escolha algum lugar com show de Tango durante o almoço.

Lugares que você não pode deixar de conhecer: Casa Rosada (a Casa Branca da Argentina). Obelisco, Caminito, Estádio do Boca Juniors, Túmulo da Evita Perón, Floralis Generica (uma flor mecânica que se abre durante o dia e fecha durante a noite).

E por mais que você faça tudo errado (como eu fiz da primeira vez), Buenos Aires ainda assim encanta, emociona e apaixona – veja bem, eu disse Buenos Aires, não os argentinos!

Como diz um amigo: “O único defeito da Argentina são os Argentinos!”.

P.S.: Estou brincando, tenho amigos lá e são maravilhosos.

P.S.2.: Se você voar de Aerolíneas Argentinas contrate um bom seguro de vida primeiro!

17 Respostas para “Buenos Aires: Você está fazendo isso errado.

  1. Valeu Gabriel, obrigada pelas dicas! Em relação a de que forma vc pagou a conta do hotel… hum, prefiro não palpitar.

  2. Bruno Alisson Freire Pedrosa

    Siga La Vaca?! Soa estranho para nós brasileiros… O que iríamos comer? Capim! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk! Brincadeira, SuperWriter! Hahaha!! Ei, muito irado, meu! Que aventura! Hahaha! O melhor de tudo é que em qualquer lugar que você chegar não irá faltar assuntos, muito menos gargalhadas e olhos atentos para todas as suas aventuras! Hahahaha! Quero sair pelo mundo fazendo isso também… Coletando o que me for possível… o que me for de melhor! E, claro, enriquecer o meu arsenal de “experiências vividas”… Sair guardando no bolso todas as memórias que, com certeza, me farão sorrir (pelo menos) após lembrar o que acabei vivenciando! Que você possa degustar muitos pratos de diversos restaurantes desse mundão bãoooo de Deus, sôr! E que possa sempre trazer suas lembranças para cá! Isso estimula a querer viver isso um dia… Chegarei lá! Tô na fila de espera construindo meu jatinho, já já chego no check-in! =P

    Fique com Deus…

    C U, Buddy! Hahahaha! (Copiei!)

    • Siga la vaca! haha verdade Bruno kkkkk. Imagina Bruno, acho minha vida tão sem graça.. até meu nome é sem graça: Gabriel dos Santos, só! consequentemente o nome do meu blog também é sem graça: gabriel-santos, só! – hehehe.

      Veja bem, ter O QUE contar… não significa nada se você nao tem ninguém pra LEMBRAR com o que o que aconteceu ou se você nao tem NINGUEM pra contar O QUE aconteceu.

      E nessas horas que vocês entram e fazem toda a diferença.

      Tenho certeza que você conhecerá o mundo todo ainda com essa sua humildade e sabedoria!

      Abraço,

      • Bruno Alisson Freire Pedrosa

        Ah, tá bom! Seu nome é sem graça?! Que coisa, mas só existe UM Gabriel dos Santos como você! Entende? E isso te faz O Gabriel dos Santos… Hahaha! No one’s like u! Nome é besteira… Serve só pra não chamarem todos de “Ei, Zé!”… Você queria o quê? Que seu nome tivesse letras como K, LL, Y, NN, H no final? Seria muito enfeitado… Ah, sua vida tem graça sim! Putz, você já vivenciou coisas legais… aventuras boas! =P Qual o outro Gabriel dos Santos que tem o dom de escrever bem como você? Opa, tenho certeza que nenhum… Qual o outro Gabriel dos Santos que tem como esposa a Vanessa e que juntos constituem um EXEMPLO de casal que raramente encontramos no tal Sr. século XXI? Ah, Gabriel… Shiuuuuuuuuu, vai! Hahahahaha!

        Acho que já te disse que meu sonho “material” é poder viajar pelo mundão afora! Hahaha! Humildade… busco aprimorá-la todos os dias. Sabedoria? Ah, essa parte deixa que o Super-PAI possa lapidar… Talvez nem tenha tanta! =D

        See u soon!

        Bruno Freire Pedrosa.

  3. Como pagaram a conta?

    1- pediram esmola ?

    2- pediram esmola na rua dizendo que foram assaltados?

    3- alguém no Brasil depositou o dinheiro para o hotel?

    4- Fizeram alguma dancinha e depois passaram o chapéu para levantar a grana?

    • Hahahahahah

      Mais uma vez seus comentários me fazem Rir a milhão…

      Item 1: não… pedir esmola assim sem mais nem menos… não tem graça.
      Item 2: Boa desculpa para pedir esmola.. conheço várias pessoas que já fizeram isso. – mas não, nao foi.
      Item 3: MEU DEUS DO CÉU, COMO EU NÃO PENSEI NISSO?
      Item 4: Hum.. sou um péssimo dançarino, eles iriam me apedrejar.

      Item EXTRA: sabe o q eu poderia ter feito na posição de brasileiro? – propor ensiná-los a jogar futebol como o Pelé para eles tirarem de vez aquele Maradona da cabeça!

  4. Semáfaro? Tem certeza que não houve prostituição jovem?..rsrsrs

  5. Eita que eu vou para a Argentina em Maio desse ano… já vou colher dicas desse post, com certeza… agora, sobre como pagaram o hotel:

    1) Donos do hotel juntaram outros 50 argentinos e vestiram vocês de argentinos para zuar e filmar (procurando no youtube)…

    2) Donos do hotel juntaram outros 50 argentinos e fizeram você e seu amigo dançar tango e filmar (procurando no youtube)…

    3) Donos de hotel pediram para você escrever esse post quando seu blog estivesse bombando…

    • Aeeee … vai mesmo pq vale a pena!

      Item 1: Hahahahah como eu queria q isso tivesse acontecido, hoje eu seria uma celebridade devido a tantos acessos no youtube, teria ido ao programa da Marcia (igual o Pedro do CHIPE – DEVOLVE MEU CHIPEEEEEEEEE PEDROOOOOOOOOOO) e teria saído dessa mesmice de vida!

      Item 2: Mesma reação do Item 1.

      Item 3: G-E-N-I-A-L! – Hahahah mas tem dois problemas aqui, eu ainda não mencionei o nome do Hotel (Savoy Hotel – pronto agora mencionei) o que descaracterizaria o marketing p/ eles. E este blog está mais para uma bombinha traque do que bomba ainda hahahaha.

      Valeu meu querido!

  6. Finlandia, um dia quero conhece la de perto, mas qm sabe neh, visitar a argentina ^^,
    felicidades amigo
    Fica Com Deus

    • Finlandia..

      Ouço dizer que é um ótimo lugar para se viver, se eu não me engano, o melhor lugar para se viver no planeta segundo pesquisas.
      Um dia você irá compartilhar conosco aqui suas experiências na Finlandia.

      Abraço,

  7. Afinal, como pagou a conta????????????????????

  8. Ola gabriel. mesmo nao desejando muito ir lá, li o post. e digo que brasileiro burro é a vossa mamita senor maradona. No momento estou em minha missao CALEBE (mais informaçoes, google), nao entrarei na net ate dia 28. abraçao

Deixe um comentário

