Quanto vale seu CPF?

Hoje… – e quando eu digo hoje não quer dizer hoje, esse hoje quer dizer ONTEM, quando eu realmente escrevi essa frase – faz com que até agora, o ano de 2012 tenha tido 150 dias ou 5 meses. Durante estes 5 meses, tudo o que nós ganhamos de salário foram, estão sendo e serão ainda usados para pagamento de impostos referentes ao ano de 2012. Trocando em miudos para quem ainda não conhece essa… benção: Se todos os impostos exigidos pelos governos federal, estadual e municipal no ano de 2012, fossem pagos por você de uma só vez, em 5 parcelas mensais e iguais, você estaria quitando seus impostos hoje. Este cálculo não inclui impostos do ano de 2011 ou 2013, mas simplesmente 2012.

O lado bom da piada é que o mundo só vai acabar em Dezembro e não agora em maio, o que faria com que este ano de 2012 tivesse existido somente para o pagamento do Imposto de Renda, PIS, Cofins, ICMS, IPI, ISS, IPTU, IPVA, ETC. – ETC não é um imposto, ainda. Os cobradores de impostos existem desde a época em que Jesus vivia nesta terra. E da mesma maneira, são odiados desde então. Isso me levou à uma dúvida:

Para que pagar impostos?

Para se obter uma saúde de qualidade! – grita alguém no fundo da platéia. Saneamento básico, infra-estrutura, para que nossos filhos obtenham uma educação de qualidade e não se percam nas drogas, para termos seguro previdenciário e assim curtir nossa aposentadoria, para que possamos trafegar com nossos maravilhosos e completos carros populares por vias e estradas sedosas como tapetes persa, entre muitas outras razões.

5 minutos após refletir o motivo do pagamento dos impostos, lembrei-me que ontem foi noticiado que um menino havia morrido na fila de espera por uma UTI do SUS, numa determinada cidade, lembrei-me minha mãe aguardou um determinado exame cerebral por 12 meses, lembrei-me que a avenida em que moro entortou a roda do carro de um amigo por tantos buracos, lembrei-me que eu não tive a menor chance de entrar numa faculdade pública sem cursinho pré-vestibular, etc, etc, etc. Então, pergunto novamente:

Para que pagar impostos?!

E foi aí que o tico e o teco se conectaram e por meio da energia gerada do toque entre o fio azul e o vermelho eu tive um surto de discernimento:

Para que eu possa existir!

Nós pagamos impostos para que nós possamos existir. Para que possamos ter um nome. Para que possamos ter um número no Cadastro de Pessoa Física – pois afinal, somos … pessoas físicas! E assim, possamos comprar, vender, usufruir, ir, vir, comer, etc. Ou seja, eu gastei 5 meses de salário para COMPRAR meu número de CPF. Honestamente? Acho que está sendo o pior negócio que eu já fiz. Foi um investimento de lucratividade ZERO, sem possibilidade de cancelamento de contrato ou ressarcimento do dinheiro investido.

Entretanto, como após a tempestade sempre vem a bonança, após 5 meses de trabalho duro, de 8 a 12 horas de suor por dia, tenho longos 7 meses de salários pela frente. Meus, inteirinho meus! sem pagamento de impostos incidindo sobre eles!

Ah, não, espera!

Juros – nós ainda pagamos por juros!

Eu tenho carro e apto financiados, dos 100% do dinheiro que pago na parcela do meu apartamento somente 30% são revertidos para abatimento da dívida real, os outros 70% são uma PENALIDADE que o banco me cobra por eu não ter tido o dinheiro à vista. Da parcela que pago pelo meu carro, 40% abatem a dívida e os outros 60%, são meu castigo por não ter comprado à vista.

Mas, bem, vamos lá…

5 meses de salário vão para o pagamento dos impostos… uns 4 meses vão para o pagamento dos juros…

EU AINDA TENHO 3 MESES LIMPINHOS DO MEU LINDO SALÁRIO! YES BABY!

Espera… minha esposa tomou 5 ou 6 multas de trânsito só nesse ano…

1 MÊS LIMPINHO DO MEU LINDO SALÁRIO BABY!

Ah, ainda preciso pagar o seguro do carro e seguro saúde…

BEM, SE ALGUÉM AQUI PUDER FAZER UMA CONTRIBUIÇÃO CARIDOSA, AQUI VAI O NÚMERO DA CONTA BANCÁRIA…

11 Respostas para “Quanto vale seu CPF?

  1. Putz… Muito bom o texto mas, sinceramente, acho que não deveria ter lido. Ô revolta! kkkkk
    Fika a dika: NUNCA MAIS ME FAÇA FAZER ESSA CONTA, SACOU?
    Tem coisas que é melhor a gente não pensar. Acho que nem durmo mais direito essa noite =/

  2. é, as vezes é melhor viver na ignorância!

  3. Impostos são uma consequência da vida de qualquer pessoa física.
    E é impossível reverter.
    Ao menos que você escolha viver na rua, sem comida e teto.
    Livre de impostos baby.
    Mas lembrando que, pagamos impostos mas temos um “lucro”, como um carro, uma casa, um jantar com a família. De certo modo, é um prazer que você paga com suor. (Sem malícias)

    • Concordo Denis,

      Impostos realmente são uma consequência da vida de qualquer pessoa física e não há maneira de fugir deles – ao menos licitamente.

      O texto é extremista e quase metafórico…

      Sobre o nosso lucro como um carro, uma casa, um jantar com a família, temos que ser agradecidos – sem dúvida. Mas que bate um sentimento de que nosso lucro poderia ser um pouquinho maior como em outros países, poderia né 😉

      Obrigado pelo comentário Denis!

  4. Verdade, ja fiz essa conta várias e várias vezes, e ainda há CENTENAS de coisas que não foram citadas, como por exemplo as BOLSAS ALGUMA COISA (Bolsa Escola, Alimentação, Gás ETC’S….), que o governo da para os necessitados, sei que é fácil eu falar aqui embaixo das minhas cobertas comendo um pedaço de pizza e tomando uma coca cola, porém, NUNCA antes no país, o pobre foi tão acomodado! Lembro-me de que a 10 anos atrás, houve um “BOOM” no Brasil, de pessoas que eram pobres e correram atras, e conseguiram ser alguém na vida, porém hoje em dia a coisa esta mais fácil, eles sabem que se não trabalharem o governo paga suas contas, ou pelo menos paga o arroz e o feijão (e um botijão de Gás do Bolsa Gás!), e quem paga toda essa conta somos nós, que trabalhamos 12 meses por ano, faça chuva ou sol!
    Isso sem citar nossos queridos e maravilhosos políticos, que roubam sobre nossas fuças e não fazemos nada (me incluo nisso), ja pensei por inúmeras vezes ir embora, pois me revolto verdadeiramente com essa politica administrativa do Brasil, mas ainda é a nossa pátria querida!

    Adoro seu blog, e me identifico muito com os posts, você é uma pessoa extraordinária, parabéns pelo blog!

    • Oi Tiago! tudo bem meu querido!?

      hehe, verdade, ainda temos as bolsas do governo – polêmicas por existência, né?! Uma vez li que o Lula foi um excelente presidente para os MUITO pobres, enquanto que o resto ficou um pouco abandonado. Não tenho certeza, nunca parei para analisar. Mas só de imaginar já sinto um assunto extremamente complexo.

      Sobre os políticos…. afffff espera aí que eu vou ali ter um ataque cardíaco e já volto!

      Não tenho comentários para o que sinto pelos políticos brasileiros… os salários dos deputados, toda a corrupção…, chega a me faltar ar!

      Muito Obrigado pelo seu comentário – é a primeira vez que comenta aqui? – espero que volte mais vezes, leitores como você fazem a diferença! 😉

  5. Bruno Freire Pedrosa

    … E o mais legal e hilário disso tudo, sabe o que é, Sir SuperWriter?

    “…os outros 70% são uma PENALIDADE que o banco me cobra por eu não ter tido o dinheiro à vista.”

    É que você é culpado por não ter o dinheiro pra comprar à vista… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!

    Ah, e digamos que esta será a situação que meu salário se encontrará num futuro não tão distante mais… Hahai! 😉 Êta, vidão bão dimái dá conta, sôr!

    Um grande abraço, meu velho.

    • Bruno!!!!! meu querido bruno!

      Conseguiu um tempinho pra vir aqui então, que bacana 🙂

      Pois é, vc vê? a culpa é toda minha… kkkkkk

      Sobre sua situação…. ahhh, imagina, um Cirurgião Dentista renomado com certeza não terá problemas financeiros! hehehe.

      Obrigado pelo comentário Bruno, forte abraço.

      • Bruno Freire Pedrosa

        Deus queira que seja um CD que tenha um salário suficiente pra viver bem… E quando digo bem, Gabriel, não quero dizer com tantos bens materiais ao meu redor… Acho que em algum outro comentário por aqui, eu deixei claro como não sou muito apegado a um carrão ou um palácio! kkkkkkkk! Quero muito é viajar! 😉 Abraços!

        Bruno Freire Pedrosa

Deixe um comentário

