Por que você trabalha 8h por dia?

meh.ro4136Apesar de não concordar com o inicio da evolução, uma coisa é fato inevitável: alguma coisa deu muito, mas muito errada.

Se cada dia tem 24h, uma semana tem 168h, totalizam-se 672h/mês, totalizam-se 8.760h/ano. Digamos que você viva, sei lá, 70 anos? 60 vai – cumprimentos do Mc’Donalds – isto seriam 525mil horas de vida, num arredondamento aproximado. Mas acalme-se, apesar do alto valor, você não ganhou na loteria. Basta descontar os impostos e verá que não passa de um produto sendo sugado pela “alta carga tributária” do mundo.

Vamos dizer que você trabalhe num escritório. Isto, você poderia ter escolhido ser super-herói, policial, paquita, mas não, virou contador. Sua carga horária é de 8h/dia. Você gasta 1h para ir e outra para voltar, mais 1h de almoço. São 11h por dia TOTALMENTE dedicadas ao trabalho. Bem, vamos definir totalmente: é claro que vez por outra, durante o expediente você acaba sendo tragado por atividades extra-oficiais, digamos assim. Seja por meio da internet, fumo ou fofoca. Inclusive, presumo por razões óbvias que você está fazendo exatamente isto agora. No entanto, vamos ignorar estes minutos, pois seriam irrelevantes para o nosso cálculo.

Então, você trabalha 11h por dia – lembrando que não vamos levar em consideração suas horas extras. Fora isto, você deve dormir aprox. 8h por dia. 11 + 8 = 19h. Sobraram 5 longas horas para: RESOLVER O PROBLEMA DA INTERNET, DO TELEFONE, DO CARRO, DA ESCOLA DO FILHO, TROCAR A LÂMPADA, NÃO ERA A LÂMPADA, TROCAR O BOCAL, NÃO ERA O BOCAL, TOMAR CHOQUE NA FIAÇÃO ELÉTRICA, PREPARAR O JANTAR, LAVAR A LOUÇA, ABASTECER O CARRO, LAVAR ROUPA, PASSAR ROUPA, LAVAR O CARRO, entre outras coisas imensa e igualmente prazerosas. Fazendo uma rápida divisão por alguns itens acima, digamos que você gaste mais umas 3h/dia fazendo o necessário e inadiável.

Sobraram 2 lindas e longas horas somente suas.

Bem, não necessariamente suas. Afinal, agora é o momento de relaxar, fazer o que você quer, o que você bem entender, mas você tem esposa, marido, filhos, cachorro. Precisa discutir a relação, disciplinar o moleque, disciplinar o cachorro, matar a barata, entre outros.

Puts, você esqueceu de praticar atividade física! Melhor enfiar uns 40min por dia no meio destas duas últimas horas, ou nem nos 60 anos você vai chegar e aí eu terei que alterar todo o meu cálculo. E bem, antes que você tente quebrar meu raciocínio dizendo que só começamos a trabalhar com 18 anos, posso lhe dizer que desde o primeiro dia em que pisamos na pré-escola para aprender a ler e a escrever, já estamos nos preparando… para quê? TRABALHAR.

Então, se você ainda está comigo, das 24h, vamos dizer que 1h20min seriam REALMENTE suas. Agora um último cáculo:

Se 60 Anos é igual aprox. 525mil horas, você vai passar 240mil trabalhando, 175mil dormindo, 78mil resolvendo problemas e talvez umas 30mil fazendo ABSOLUTAMENTE o que quer que você queira. Lembrando que estamos levando em consideração que você está no trabalho certo, então trabalhar é prazeroso. Imagine se tivesse escolhido errado!

Você sabe o motivo de trabalhar 8h por dia?

A ferramenta que o mundo utiliza para sustentar a cultura atual é desenvolver a semana de trabalho de 40h como um estilo normal de vida. Dentro destas condições, pessoas TEM que construir uma vida durante a NOITE e aos FINAIS DE SEMANA. Esta condição nos torna naturalmente propícios a gastar rios de dinheiro em futilidades por conta de nosso escasso tempo livre.

Podemos até arriscar uma simples solução: trabalhe menos para ter mais tempo livre, assim você poderá caminhar mais, se exercitar, ler, meditar, sentar numa grama sem motivo, etc. Infelizmente isto é impossível quase que em todo o mercado de trabalho atual: ou você trabalha 40h por semana ou não trabalha.

A jornada de trabalho de 8h foi criada durante a revolução industrial como uma SALVAÇÃO para funcionários que trabalhavam entre 14 e 16 horas por dia, num regime quase que de escravidão. No entanto, as tecnologias e métodos avançaram, funcionários se tornaram aptos a produzir muito mais em um curto espaço de tempo. No entanto, a jornada não foi revista.

Parafraseando Pedro Bial podemos dizer que um dia você será obrigado a sair no melhor da festa, sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida. Sem ter lido aquele monte de emails que você nunca abriu, sem ter terminado aquele livro que ficou pela metade. Sem ter pendurado no varal a toalha úmida que ficou sobre a cama. E quando isso acontecer, tenha certeza de que suas horas foram gastas de forma digna, justa e memoráveis.

Anúncios

12 Respostas para “Por que você trabalha 8h por dia?

  1. Demorou mais caprichou!!! Simplesmente A D O R E I !!!!!

  2. Kkkkk muito bom.. Vc deveria escrever um livro.. CONTOS DE GABRIEL SANTOS!

  3. Memoravél como sempre…Ainda bme que não mencionou meu trabalho, até mesmo pq depois de ontem vc viu que comissária trabalha né..rs

  4. Bruno Freire Pedrosa

    Haha! Maravilhoso! Ajuda a refletir… Até mesmo preparar pra quem vai se inserir nessa etapa propriamente dita da vida! Outstanding, Gabriel!

    Há braços.

    Bruno.

  5. Na edição desta semana o Hora Extra vai abordar o direito à diferença no trabalho dos povos indígenas e as dificuldades originadas pela assimilação e integração forçada impostas aos índios brasileiros que os impeliram a buscar trabalho assalariado fora de suas aldeias. A ruptura social e a desestruturação cultural também levaram à exploração do trabalho infantil indígena e a submissão dos índios ao trabalho em situação análoga à de escravos. Sobre o assunto, o Hora Extra conversou com Jorge Luis Machado, diretor da Secretaria de Gestão de Pessoas do TRT da 18ª Região e doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires.Veja também que os fatores psicossociais no trabalho têm sido mais intensivamente estudados desde os anos 60, principalmente com a chegada das novas tecnologias e sistemas de produção.Confira ainda programa lançado pelo CNJ de valorização da magistratura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s